Conheça os sintomas do abcesso dentário
A qualidade da saúde bucal depende de alguns importantes componentes como os dentes, a gengiva e a língua. Dessa forma, quando um deles não está funcionando da maneira ideal, toda a região é afetada e podem surgir diferentes tipos de problemas e doenças bucais. Um deles é o abcesso dentário, que é, basicamente, o acúmulo de pus.
Quando uma infecção bacteriana se fixa em uma área entre a gengiva e os ossos da face ou do pescoço, origina-se o abcesso dentário. Logo, um dente que não é adequadamente higienizado pode desenvolver esse problema. Destaca-se que, entre as principais causas do abcesso dentário, estão a alimentação com excesso de açúcar e a higienização bucal inadequada.
Principais sintomas do abcesso dentário
O abcesso dentário pode prejudicar a rotina diária das pessoas que contraem esse problema, já que os sintomas se tornam verdadeiros incômodos. Além disso, caso não seja tratado no dentista, ele ainda pode desenvolver a osteomielite, que é uma infecção no osso. Logo, é muito importante estar atento aos sintomas do abcesso dentário, que são:
- Dificuldade para morder e mastigar alimentos;
- Vermelhidão na região atingida;
- Gânglios do pescoço inchados;
- Dente escurecido;
- Dor de dente;
- Dificuldade para abrir a boca;
- Sensibilidade dentária;
- Drenagem de pus.
Tratamento para o abcesso dentário
O abcesso dentário surge devido à cárie ou à inflamação na gengiva. Em relação à inflamação na gengiva, ela surge devido ao acúmulo de bactérias, pois o indivíduo provavelmente não faz a higienização bucal de forma correta, então não faz a remoção das placas bacterianas. Caso sejam calcificadas, as placas bacterianas se transformam em tártaros, que podem causar a irritação na gengiva e, com isso, a sua inflamação, originando assim o abcesso dentário.Dessa forma, antes de começar o tratamento para eliminar adequadamente o abcesso dentário, o dentista precisa diagnosticar o caso do paciente para descobrir o real motivo do aparecimento do problema. Se for uma cárie, o profissional pode dar início à endodontia, procedimento também chamado de tratamento de canal, em que o profissional realiza a remoção do tecido doente central, conhecido como polpa, e drena o abcesso dentário.
O dentista é capaz de fazer esse procedimento ao abrir um buraco no dente do paciente, com a utilização de uma broca, retirar a polpa, fechar o canal com cimento odontológico (geralmente feito de hidróxido de cálcio) e fechar o dente com uma coroa, que pode ser feita de resina composta ou porcelana para os dentes da frente e ligas de prata ou ouro para os dentes de trás.
Em situações consideradas mais simples, o profissional somente realiza a incisão de drenagem do abcesso dentário, abrindo um corte pequeno no local para remover o pus e, com isso, higienizar a área com uma solução salina. Já nos casos mais graves do problema dental, o dentista faz a exodontia (extração do dente), se não for possível salvar o dente, e depois faz a drenagem na região. Assim, o procedimento é finalizado e o paciente recupera a qualidade ideal da saúde bucal.