Dicas sobre o aparelho dentário
A existência de dentes desalinhados e tortos pode causar insatisfação do indivíduo em relação à sua própria aparência, podendo assim prejudicar a autoestima e a confiança. Até porque, os dentes fazem parte de uma área humana muito visível, que é o rosto. Nesse sentido, muitas pessoas com problemas ortodônticos veem no aparelho dentário uma chance de conseguir a harmonia da região bucal.
Tanto por motivos estéticos quanto funcionais, o aparelho dentário tem se popularizado cada vez mais ao longo dos últimos anos. Isso ocorre porque o tratamento ortodôntico se tornou ainda mais rápido, barato e eficiente. Nesse contexto, com o objetivo de conseguir economizar ainda mais durante todo o tratamento, recomenda-se contratar um plano dental que faça a cobertura da inserção e manutenção do aparelho dentário.
Motivos para colocar o aparelho dentário
Quem já precisou usar o aparelho dentário sabe que todo o tratamento demanda tempo, paciência e dinheiro, mas o resultado final é bastante satisfatório. Para as pessoas que apresentam problemas ortodônticos, os principais motivos para colocar o aparelho dentário são:
- Diastema: separação em excesso entre os dentes;
- Mordida aberta: os dentes superiores não encostam nos dentes inferiores no momento da oclusão;
- Sobremordida: na hora de fechar a boca, os dentes superiores cobrem completamente os dentes inferiores;
- Mordida cruzada: os dentes superiores não se alinham adequadamente com os inferiores na hora de fechar a boca;
- Apinhamento: o indivíduo tem uma arcada dentária pequena com uma quantidade excessiva de dentes.
Vantagens de usar o aparelho dentário
Pessoas que têm dentes tortos ou arcadas dentárias desalinhadas apresentam maior chance de desenvolver doenças ou problemas bucais, já que essas características tornam a higienização mais difícil de ser realizada corretamente, permitindo que a região acumule mais restos de comida e, dessa forma, maior acúmulo e proliferação de bactérias na região bucal. Com isso, o primeiro benefício do aparelho dentário é a redução da probabilidade de surgimento de doenças e problemas bucais em geral, que afetam diretamente a qualidade ideal da saúde na boca.
Aliás, o aparelho dentário ainda promove benefícios estéticos ao possibilitar um sorriso mais bonito e corretamente alinhado, permitindo que o paciente recupere a autoestima e a confiança uma vez perdida. O tratamento ortodôntico também proporciona melhoria em funções essenciais do organismo humano, como a fala, mastigação e respiração, já que elas passam a funcionar corretamente.
Vale destacar que o desalinhamento da arcada dentária também pode provocar dores de cabeça, costas, ombros e pescoço, então o tratamento ortodôntico se revela como a solução efetiva para esse problema. Dessa forma, ao constatar a necessidade de utilizar o aparelho dentário, é recomendável procurar o mais rápido possível um dentista qualificado e de confiança para iniciar o tratamento.
Para economizar durante todo o tratamento, vale a pena relembrar a importância do plano odontológico. Afinal, além de ter acesso a uma ampla gama de procedimentos na área da odontologia, ainda é possível fazer a inserção e manutenção do aparelho sem pagar um valor adicional por isso, unindo assim o útil ao agradável.