Conheça as vantagens do aparelho lingual
Não é novidade que o ramo da ortodontia se popularizou bastante nos últimos anos. Isso aconteceu por causa dos tratamentos mais acessíveis financeiramente e dos resultados comumente satisfatórios para os pacientes. Nesse contexto, atualmente existem diversas opções de aparelhos mais discretos que o comum fixo metálico, como o aparelho lingual.
Ainda que tenha a mesma estrutura que o aparelho fixo metálico, o aparelho lingual é colocado atrás dos dentes. Dessa forma, ele fica em contato com a língua e não com os lábios, tornando-se praticamente imperceptível. Por outro lado, é importante alertar que, para quem deseja aderir a esse tipo de tratamento, recomenda-se já fazer uma reserva financeira boa, porque o aparelho pode custar até quatro vezes mais que o fixo metálico.
Vantagens do aparelho lingual
Por mais que o aparelho lingual seja a opção mais discreta entre todos os tratamentos ortodônticos, vale ressaltar que ele não serve para todos os casos. Em geral, o aparelho lingual, também conhecido como aparelho interno, é recomendado para casos simples e de curta duração. Ainda assim, para quem pode iniciar esse tipo de tratamento, existem diversas vantagens oferecidas ao paciente, tais como:
- Por estar em contato com a língua, o aparelho interno não provoca feridas na região dos lábios;
- Possibilita uma visão nítida em relação ao progresso do tratamento nos dentes;
- Não afeta a harmonia do rosto como o aparelho fixo comum;
- Os bráquetes do aparelho lingual não são evidentes;
- Facilita a vida do paciente para eventos como casamento e formatura, já que ele não precisa retirar os bráquetes;
- Não interfere na autoestima e na confiança do paciente;
- Não existe a sensação de estar com lábios maiores, pois o aparelho não projeta os lábios para frente;
- Permite que seja feito um clareamento nos dentes sem que ocorra a retirada do aparelho.
Dicas sobre o aparelho transparente
Outro tratamento ortodôntico recomendado para quem deseja um aparelho discreto, além do aparelho lingual, é o aparelho transparente. Fabricado em acetato transparente, ele é semelhante à placa de bruxismo, sendo criado com base no molde das arcadas dentárias do paciente, cuja troca deve ocorrer a cada 15 dias no dentista.
O aparelho transparente deve ser utilizado por, pelo menos, 20h por dia, mas, como ele é removível, pode ser retirado para comer, sair e higienizar a cavidade interna da boca. O tempo mínimo de tratamento costuma ser de cinco meses, mas pode se estender por até quatro anos, de acordo com a gravidade do caso do paciente. Em geral, indica-se que o indivíduo faça o tratamento com o aparelho por 18 meses.
Por outro lado, ainda que seja bastante eficiente e discreto, o uso do aparelho transparente não é capaz de corrigir graves casos de desalinhamento da arcada dentária. Dessa forma, para saber se ele pode ser utilizado ou não, é necessário se consultar com um dentista qualificado para que ele possa investigar cada caso em particular. Mas, caso necessite de tratamento ortodôntico e não possa usar o transparente, existem outras opções mais discretas que o fixo metálico.