Dicas sobre aparelho odontológico estético
Ainda que seja mais barato, o aparelho fixo metálico tem deixado de ser o preferido das pessoas que vão ao consultório do dentista em busca de um tratamento ortodôntico mais sutil. Dessa forma, o aparelho odontológico estético vem se popularizando bastante principalmente entre os adultos e pessoas que não desejam que o tratamento com aparelho interfira tanto no sorriso, por mais que precisem pagar um valor um pouco mais elevado por isso.
O aparelho odontológico estético tem as mesmas funcionalidades do fixo metálico, podendo trazer melhorias na estética do sorriso e nas funções de mastigação, fala e respiração. Logo, ele pode ser utilizado tanto em casos simples como em casos de desalinhamento complexos. Para economizar durante o tratamento, recomenda-se contratar um plano odontológico que cubra a inserção e manutenção do aparelho.
Tipos de aparelho odontológico estético
Existem três tipos de materiais que fazem parte do aparelho odontológico estético: safira, policarbonato ou porcelana. Cada um deles possui vantagens e desvantagens, então cabe ao paciente, em conjunto com o dentista, selecionar o tratamento ortodôntico mais indicado para ele. Nesse sentido, conheça as principais características de cada um:
- Porcelana: esse tipo de material é bastante resistente e próximo da cor natural do dente, por isso torna-se uma ótima opção de aparelho odontológico estético;
- Policarbonato: essa é a opção mais acessível financeiramente, porém o material feito de policarbonato amarela com mais facilidade que os demais. Ele também não é muito resistente quanto os outros e a coloração fica diferente da cor natural do dente;
- Safira: dentre as três opções de aparelho odontológico estético, ele é o mais translúcido, mas também o mais caro. Por isso, ele é ideal para quem deseja maior discrição possível do tratamento ortodôntico e pode arcar financeiramente com isso.
Vantagens do aparelho odontológico estético
O aparelho odontológico estético é capaz de oferecer diversos benefícios ao paciente. Afinal, essa modalidade de aparelho pode ser utilizada por pessoas de qualquer idade, já que ele é apenas uma variação mais discreta do aparelho metálico. Além disso, o aparelho estético não afeta tanto a autoestima e confiança quanto o metálico pode afetar.Nesse contexto, pessoas que trabalham com a própria imagem, como modelos, cantores ou atores, não precisam se preocupar com o uso do aparelho interferindo tanto no sorriso. Aliás, vale destacar que quem tem dentes tortos ou arcadas dentárias desalinhadas tem também maior chance de ter doenças ou problemas bucais, já que essas características tornam a higienização mais difícil de ser realizada da forma que deveria, permitindo que a região acumule mais restos de comida e, com isso, ocorra maior acúmulo e proliferação de bactérias. Assim, o aparelho corrige essas imperfeições.
Além disso, o desalinhamento da arcada dentária pode provocar dores de cabeça, pescoço, costas e ombros, assim o tratamento ortodôntico se revela como a solução efetiva para esse problema. Dessa forma, tanto por motivos estéticos quanto de saúde, o uso do aparelho odontológico estético se mostra altamente vantajoso, então vale a pena buscar um dentista para iniciar o tratamento.