Saiba mais sobre o aparelho ortodôntico
Além de afetar a estética facial do indivíduo, a presença de dentes tortos ou arcadas dentárias desalinhadas pode provocar o mau funcionamento de atividades muito importantes para o organismo, como a mastigação, a respiração e a fala. Para solucionar esse problema, surgiu a ortodontia, que é capaz de promover correções na posição dos dentes e ossos maxilares com o uso do aparelho ortodôntico.
Com o avanço tecnológico na área da ortodontia, atualmente já é possível escolher um aparelho ortodôntico bastante sutil, eficiente e financeiramente acessível para o paciente. Dessa forma, ao conversar com um dentista qualificado e de confiança sobre o assunto, é importante tirar todas as dúvidas para que assim seja possível selecionar o tratamento mais recomendado e com o melhor custo-benefício.
Vantagens do aparelho ortodôntico
Conquistar um sorriso corretamente alinhado e saudável com o uso do aparelho ortodôntico é uma experiência que pode demandar dinheiro, tempo e paciência do indivíduo. Por outro lado, os pacientes que fazem o tratamento com um profissional capacitado e de confiança contam com uma série de vantagens ao final de todo o processo, tais como:- Melhoria em funções essenciais: as atividades como a mastigação, respiração e dicção passam a funcionar da maneira correta quando os problemas ortodônticos são solucionados;
- Redução da chance de desenvolver problemas e doenças bucais: dentes tortos ou desalinhados são mais difíceis de limpar e, consequentemente, apresentam maior facilidade para acumular restos de comida. Esse fato causa o aumento no acúmulo e proliferação de placas bacterianas, prejudicando diretamente a qualidade da saúde bucal;
- Eliminação de dores: dores de cabeça, pescoço, costas e ombros provocadas pelo desalinhamento dos dentes e da arcada dentária são eliminadas, já que as arcadas ficam alinhadas no final do tratamento;
- Estética: além de proporcionar uma região bucal mais saudável, o aparelho ortodôntico também promove um sorriso mais bonito.
Quanto utilizar o aparelho ortodôntico
Para iniciar um tratamento ortodôntico, o dentista inicialmente precisa fazer uma avaliação geral da boca do paciente. Nesse momento, é normal pedir exames de imagem para analisar a arcada dentária da forma ideal. Depois da avaliação, o dentista conclui o diagnóstico e pode dar início à inserção do aparelho ortodôntico.
Nesse contexto, um dos principais motivos para colocar um aparelho é o apinhamento, caracterizado como uma curta arcada dentária com uma quantidade excessiva de dentes. Outro caso é a sobremordida, já que, na hora em que o indivíduo fecha a boca, os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores.
Existe também a mordida aberta, em que os dentes superiores não encostam nos dentes inferiores no momento da oclusão. Outro tipo de mordida inadequada é a cruzada, na qual os dentes superiores não se alinham da forma correta com os inferiores na hora de fechar a boca.
Por fim, é importante citar a diastema, caracterizada como uma separação excessiva entre os dentes. Logo, existem diferentes motivos funcionais para iniciar um tratamento ortodôntico. Assim, o ideal é procurar um profissional de confiança para fazer o acompanhamento correto do caso do indivíduo.