Conheça as vantagens do aparelho transparente
Muitas pessoas têm problemas ortodônticos e necessitam fazer uso de um aparelho, mas desistem do tratamento por não conhecerem modalidades mais discretas que o fixo metálico. Nesse contexto, revela-se necessário destacar que, com o avanço tecnológico no ramo da ortodontia, atualmente existem opções de tratamento tanto eficientes quanto sutis, como o aparelho transparente.
Além de prejudicar a estética facial, a existência de dentes tortos ou arcadas dentárias desalinhadas pode provocar o mau funcionamento de atividades essenciais para o organismo, como a mastigação, a respiração e a fala. Para solucionar esse problema, surgiu a ortodontia, que é capaz de fornecer correções na posição dos dentes e ossos maxilares com o uso do aparelho transparente.
Vantagens do aparelho transparente
Como é praticamente imperceptível, o aparelho transparente tem ganhado cada vez mais adeptos nos consultórios odontológicos. Até porque, conquistar dentes devidamente alinhados promove uma melhoria na autoestima e na confiança, pois algumas pessoas se sentem insatisfeitas com a própria aparência devido ao sorriso desalinhado. Por isso, vale a pena conhecer as vantagens fornecidas pelo aparelho transparente:
- Não afeta negativamente a aparência do sorriso do paciente;
- Não machuca os lábios durante o tratamento;
- Não prejudica a fala;
- Oferece conforto ao paciente durante todo o tratamento;
- Permite facilidade para tirar e colocar o aparelho para sair ou comer, já que ele é removível;
- Faz a correção do desalinhamento de forma mais rápida;
- Permite que a evolução do tratamento dos dentes seja vista com mais facilidade;
- Promove facilidade para higienizar o aparelho diariamente, já que é só removê-lo da boca e escová-lo com uma escova de dente.
Outras alternativas de tratamento ortodôntico
Por mais que seja bastante vantajoso, o aparelho transparente não possibilita que os casos de desalinhamento grave sejam tratados, já que esse tipo de tratamento ortodôntico é voltado para casos mais simples. Com isso, pessoas com dentes muito tortos ou desalinhamento severo de mordida devem procurar outros tipos de aparelho.
Nesse contexto, o aparelho fixo metálico continua sendo o mais comum tipo de aparelho, pois ele faz a movimentação correta dos dentes, corrigindo problemas de alinhamento e oferecendo a vantagem de ser acessível financeiramente. Outro tipo de aparelho fixo é o estético, que pode ser feito com bráquetes de porcelana, safira ou policarbonato. Essa é uma das opções preferidas para quem deseja colocar um aparelho discreto e não pode gastar muito dinheiro com o tratamento.
Além desses aparelhos mais conhecidos, existe também o aparelho lingual. A estrutura dele é igual ao aparelho fixo metálico, mas é posicionado atrás dos dentes. Dessa forma, esse aparelho é o tratamento ortodôntico mais sutil, mas também o mais caro entre todas as opções, custando até quatro vezes mais que o fixo metálico.
Com isso, no momento de decidir qual tratamento ortodôntico aderir, é importante conversar bastante com um dentista de confiança e altamente qualificado para saber qual é o tratamento com melhor custo-benefício para o caso específico do paciente, já que cada pessoa apresenta uma prioridade e necessidade diferente, então ambas devem ser levadas em conta.