Saiba como tratar a bolinha na gengiva
É muito difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha tido a famosa bolinha na gengiva. O surgimento dela é bastante comum, podendo sumir e aparecer com a mesma facilidade. Por esse motivo, muitas pessoas a ignoram sem saber o motivo do seu aparecimento, mas especialistas argumentam que essa não é a atitude mais correta a ser feita. Afinal, um dentista de confiança e capacitado deve ser consultado.
A bolinha na gengiva se chama fístula e surge porque o organismo precisa, de algum jeito, eliminar o pus proveniente de alguma infecção. Com isso, ainda que não provoque um enorme incômodo, ela pode resultar em problemas mais graves se não for corretamente tratada, como a perda do dente.
Como tratar a bolinha na gengiva no consultório odontológico
Para recomendar o melhor tratamento para o paciente, o dentista precisa investigar a causa do surgimento da bolinha na gengiva. Depois da avaliação e o diagnóstico, o profissional se torna apto para iniciar o tratamento do paciente. Nesse sentido, as possíveis opções são:
- Medicamentos, como os antibióticos ou anti-inflamatórios;
- Profilaxia (limpeza dos dentes);
- Cirurgia;
- Exodontia (extração do dente);
- Endodontia (tratamento de canal).
Causas do surgimento da bolinha na gengiva
Como já foi dito anteriormente, a bolinha na gengiva surge por causa de alguma infecção. Nesse sentido, a infecção pode ter aparecido devido ao acúmulo de tártaros, presença de cárie no canal do dente ou a ocorrência de algum traumatismo dental causado por um impacto na região bucal.
Se a fístula tiver surgido por causa dos tártaros e não for tratada, ela pode provocar uma inflamação na gengiva, dando origem à gengivite. Se a gengivite também não for tratada, ela se agrava e surge a periodontite, que é uma inflamação ainda mais severa. Nessa situação, o paciente inclusive corre o risco de perder o dente. Dessa forma, é muito importante que seja realizada a limpeza assim que o paciente reparar na presença de tártaros nos dentes.
Caso a fístula tenha surgido por causa de um canal no dente infectado, o dentista dá início ao tratamento do canal. Nesse procedimento, o profissional utiliza uma broca para abrir um buraco no dente, insere pequenas agulhas e remove a polpa infectada, realizando assim a limpeza e descontaminação da área. Em seguida, ele tampa o canal com um cimento odontológico comumente feito de hidróxido de cálcio e fecha buraco para que o dente fique protegido, por meio de uma coroa com porcelana, resina composta, ligas de prata ou ouro.
Logo, é possível constatar que um aspecto aparentemente inofensivo na boca pode resultar numa doença muito grave. Por isso, jamais deve-se negligenciar as reações do corpo que indicam a presença de um problema, como a bolinha na gengiva. Aliás, torna-se essencial que as pessoas sempre façam a higienização bucal adequada todos os dias com escovação, fio dental e enxaguante bucal, e realizem visitas semestrais no dentista para a realização do check-up e limpeza nos dentes. Com isso, o paciente tem maiores chances de prevenir doenças e problemas na região bucal.