Dicas sobre inflamação no canal dentário
No momento em que uma cárie chega na polpa do dente, causando uma contaminação na região, torna-se necessário realizar a endodontia, também conhecida como tratamento de canal dentário. Nesse caso, é recomendável marcar uma consulta com um dentista de confiança e bem capacitado para que o procedimento seja realizado o mais breve possível.
A cárie é uma doença bucal bastante comum, atingindo cerca de dois milhões de pessoas por ano, mas pode ser evitada na maioria dos casos, já que está relacionada à higienização bucal. Vale lembrar que os sintomas do canal dentário inflamado impedem que o sujeito consiga levar a vida normalmente, já que isso afeta a qualidade de vida como um todo.
Causas do surgimento da cárie
Como já foi adiantado, em grande parte dos casos, a cárie pode ser evitada pelo indivíduo. Afinal, por mais que seja causada por diferentes motivos, a maioria deles é facilmente contornável caso o indivíduo adquira hábitos essenciais de cuidado com a saúde bucal. Nesse sentido, as causas mais comuns para o surgimento da cárie são:- Negligência da consulta frequente com o dentista: recomenda-se que todas as pessoas agendem, ao menos, duas consultas anualmente com um dentista, ainda que não percebam problemas aparentes na região bucal. Isso é importante porque necessita ser realizado o check-up e a limpeza nos dentes, pois o profissional conta com aparelhos odontológicos específicos capazes de eliminar as placas bacterianas que não são corretamente retiradas com a escovação diária;
- Incorreta higienização bucal: é importante escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizando também o fio dental. Os dentistas indicam que o enxaguante bucal seja utilizado antes de dormir, porque, durante as horas do sono, existe pouca produção da saliva, o que estimula o acúmulo e proliferação de bactérias, favorecendo o surgimento da cárie;
- Alteração da imunidade: em alguns casos, cárie no canal dentário pode aparecer porque a pessoa está sofrendo com alteração imunológica que prejudica a adequada produção de saliva, impossibilitando que o dente fique protegido da forma ideal;
- Consumo em excesso de alimentos com açúcar ou carboidrato: alimentos açucarados ou com muito carboidratos favorecem a maior proliferação de bactérias, possibilitando que surjam as cáries.
Como é feito o tratamento no canal dentário
Para conseguir retirar a cárie que chegou até a raiz e contaminou o canal dentário, o profissional primeiro precisa abrir um buraco no interior do dente, com a utilização de uma broca, para alcançar a dentina. Logo em seguida, ele coloca limas (pequenas agulhas) para retirar a polpa infeccionada. Depois dessa fase, o profissional realiza a descontaminação e a limpeza do canal dentário inflamado.
Já na parte final do procedimento, o profissional insere um cimento odontológico, comumente fabricado com hidróxido de cálcio, no canal aberto. Para fechar o buraco no dente, ele costuma utilizar coroas fechadas com resina composta ou porcelana para os dentes frontais e ligas de prata ou ouro para os dentes pré-molares e molares. Dessa forma, o tratamento é finalizado e o paciente recupera a saúde ideal da cavidade interna bucal.