Conheça melhor a carga imediata implante
A perda de um ou mais dentes é algo que prejudica não apenas a estética como também as atividades essenciais para o bom funcionamento do organismo, como a fala, a mastigação e a respiração. Dessa forma, os pacientes que não têm alguns ou muitos dentes devem procurar um tratamento odontológico para recuperá-los, como a cirurgia de carga imediata implante.
A cirurgia apresenta a não-rejeição do corpo em relação ao parafuso de titânio, pouco tempo de procedimento (aproximadamente 30 minutos para cada implante) e a possibilidade de duração indeterminada do implante se o paciente seguir corretamente os cuidados recomendados em relação à saúde bucal. No entanto, ainda que seja um procedimento bastante benéfico, geralmente os planos odontológicos não cobrem. Por isso, o paciente que deseja colocar a carga imediata implante precisa ter uma reserva de dinheiro para realizá-la.
Vantagens da carga imediata implante
No momento em que ocorre a exodontia (extração de um dente), é comum que a arcada dentária tente se reposicionar até fechar o buraco deixado pelo dente removido. Essa movimentação é capaz de desalinhar toda a arcada dentária e, por isso, muitos especialistas indicam a carga imediata implante nos casos em que o paciente tem um dente enfraquecido. Nessa operação, o implante é colocado logo após a extração do dente. Com isso, o procedimento apresenta diversos benefícios, como:- Possibilita um tempo de cicatrização mais eficiente;
- Reduz a probabilidade de acontecer uma retração gengival, que é um problema bucal caracterizado pela exposição excessiva da raiz do dente, provocando a necessidade de fazer o enxerto gengival;
- Promove maior facilidade para que ocorra a osseointegração;
- Consegue evitar a movimentação da arcada dentária por não deixar um buraco depois da remoção do dente natural;
- Revela-se como uma cirurgia bem simples e segura;
- Como o paciente retira o dente e coloca o implante no mesmo dia, o procedimento reduz o trauma dele.
Como é feita a cirurgia de carga imediata implante
Na primeira fase do procedimento, o profissional precisa remover o dente enfraquecido com o menor trauma possível. Depois disso, com o uso de uma broca, ele abre um buraco na gengiva do paciente e coloca um parafuso geralmente fabricado de titânio, que é o implante em si.
Para terminar o procedimento, o profissional insere uma prótese, que costuma ser fabricada por cerâmica, no lugar onde estava o dente enfraquecido estava localizado. Logo, a maior vantagem desse procedimento é a realização da exodontia e colocação da prótese no mesmo procedimento.
Ainda que seja uma operação vantajosa, essa pode ser facilmente evitada. Para isso, revela-se necessário adquirir cuidados básicos necessários com a saúde bucal, como a higienização bucal realizada corretamente todos os dias, aliando escova de dente, fio dental e enxaguante bucal. As visitas semestrais ao dentista também devem passar a fazer parte da rotina, ainda que não existam problemas bucais aparentes. Até porque, somente um profissional capacitado pode realizar o check-up geral e a limpeza na região bucal do paciente., eliminando componentes prejudiciais para a boca.