Conheça as causas da cárie dentaria
Ao longo da vida, dificilmente o indivíduo não desenvolverá a cárie dentaria ao menos uma vez. Essa doença bucal afeta pelo menos 2 milhões de pessoas por ano e é o principal motivo pelo qual as pessoas se consulta com um dentista. Ela pode aparecer já na fase infantil, por isso é muito importante cuidar da saúde bucal logo na primeira fase da vida.
A cárie é originada a partir da proliferação de bactérias na boca, formando assim as placas bacterianas. Se essas placas não forem corretamente tratadas, elas podem se desenvolver e se calcificar, provocando o surgimento dos tártaros. Dessa forma, o melhor é cuidar da saúde bucal para evitar que sejam desenvolvidas doenças nessa região.
Causas da cárie dentaria
Os dentes que apresentam lesões superficiais aparentes ou cavidades mais profundas, chamadas também de "furos" ou "buracos", comumente apontam que uma cárie foi instalada. Nesse caso, torna-se necessário ir ao dentista para tratar a cárie dentaria, cujo procedimento pode ser uma obturação ou aplicação de flúor, se a situação for simples, ou a endodontia (tratamento de canal) nos casos mais complexos. Por isso, é importante conhecer as principais causas dessa doença bucal:
- Localização do dente (pré-molares e molares têm maior facilidade para contrair cárie);
- Higienização bucal diária feita de forma inadequada;
- Baixo fluxo salivar;
- Idade (crianças e idosos são mais propensos a desenvolver dente com cárie);
- Transtornos alimentares;
- Azia;
- Alimentos que demoram a se dissolver na boca.
Tratamentos para a cárie dentaria
Uma vez instalada no dente, não é possível remover a cárie dentaria somente com uma escovação eficiente ou algum método caseiro. Com isso, o indivíduo precisa ir ao consultório odontológico removê-la por meio, por exemplo, da obturação. Nesse processo, o dentista retira a parte do dente danificada pela cárie e consegue preenchê-la com materiais comumente feitos de resina, porcelana e liga de prata ou ouro. É normal que seja utilizada a porcelana ou a resina composta para os dentes da frente e as ligas de prata ou ouro para os dentes de trás.
Nos casos mais complexos, em que a cárie dentaria atingiu a raiz do dente, contaminando a dentina e atingindo o canal, o dentista precisa fazer a endodontia (tratamento de canal). Nessa operação, o profissional abre no dente um buraco, por meio de uma broca, e insere limas (pequenas agulhas) para atingir a raiz do dente. Depois dessa etapa, ele retira a polpa contaminada, preenche o canal com um cimento odontológico e fecha o buraco no dente com uma coroa. Dessa forma, a cárie como tratar em estágio mais avançado demanda um procedimento mais delicado, mas promove a recuperação ideal da saúde bucal do paciente.
Como os procedimentos realizados em consultórios odontológicos nem sempre muito acessíveis, recomenda-se contratar um plano dental de qualidade. Atualmente, existem diversas opções em conta que fornecem ampla cobertura para que seja possível cuidar adequadamente da região bucal. Por meio do plano dental, o cliente começa a adquirir o hábito de visitar mais vezes o dentista e, com isso, prevenir doenças e problemas bucais em geral.