Dicas sobre cárie dentaria tratamento
Os dentes que apresentam lesões superficiais ou cavidades mais profundas, chamadas também como "furos", geralmente mostram que uma cárie foi instalada. Nessas situações, o dentista deve tratar a doença bucal por meio da cárie dentaria tratamento, que pode ser por meio de uma simples obturação ou aplicação de flúor ou endodontia (tratamento de canal) nos casos mais avançados.
A cárie surge no dente devido à proliferação de bactérias, dando origem às placas bacterianas. Caso essas placas não sejam retiradas com a higienização bucal diária e adequada, elas podem se instalar no dente e alcançar até mesmo a polpa dele, contaminando a dentina. Por isso, é necessário buscar soluções para a cárie dentaria tratamento logo no estágio inicial, para que assim o paciente não precise fazer procedimentos mais invasivos na região bucal, como o tratamento de canal.
Causas do surgimento da cárie
Acredita-se que as placas bacterianas podem se acumular na cavidade interna da boca depois de 20 minutos da ingestão de comida, facilitando o surgimento da cárie dentaria tratamento. Nesse contexto, os ácidos das placas atacam o esmalte e formam os orifícios lesionados chamados de cáries. Por isso, é importante entender os motivos pelos quais essa doença surge na boca:
- Incorreta higienização bucal: é necessário escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizando também o fio dental nesse processo. Os dentistas indicam que o antisséptico bucal seja utilizado antes de dormir, porque, durante as horas do sono, existe pouca produção salivar, o que estimula o acúmulo e proliferação de bactérias, favorecendo o aparecimento da cárie;
- Consumo excessivo de alimentos com açúcar ou carboidrato: alimentos açucarados ou com muito carboidratos propiciam a maior proliferação de bactérias, permitindo que surjam as cáries;
- Alteração da imunidade: em algumas situações, a cárie dentária tratamento pode surgir porque a pessoa está sofrendo com alteração imunológica que prejudica a adequada produção de saliva, impossibilitando que o dente fique protegido da forma adequada;
- Negligenciar a consulta frequente com o dentista: recomenda-se que todas as pessoas agendem, pelo menos, duas consultas anualmente com um dentista, ainda que não percebam problemas aparentes na região bucal.
Tipos de cárie dentaria tratamento
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é possível remover a cárie apenas com escovação ou receita caseira. Nesse sentido, deve ser feito uma cárie dentaria tratamento. Se for realizada a obturação, o dentista retira a parte do dente danificada pela cárie e consegue preenchê-la com materiais comumente feitos de resina, porcelana e liga de prata ou ouro.
Já na aplicação de flúor, o profissional aplica o líquido no dente cariado com o objetivo de conter a desmineralização (perda de minerais) no dente. Nos casos mais graves, o procedimento realizado é o tratamento de canal, em que o profissional abre no dente um buraco, por meio de uma broca, e insere limas (pequenas agulhas) para alcançar a raiz do dente. Depois dessa etapa, ele retira a polpa contaminada, preenche o canal com um cimento odontológico e fecha o buraco no dente com uma coroa. Assim, finaliza o procedimento.