Melhorando a estética com a cirurgia de enxerto de gengiva
A cirurgia de enxerto de gengiva é um procedimento estético indicado para muitas situações, entre elas, podemos citar os casos de traumatismo dentário, as fraturas, as cáries e, é claro, a reconstrução de gengivas retraídas ou atrofiadas após algum procedimento da implantologia dental, como por exemplo, o implante dentário e o enxerto ósseo. Nesse sentido, muito mais que uma cirurgia plástica, o enxerto gengival também é, uma forma de recuperar a estética do sorriso, garantindo assim, uma boa harmonização facial para o paciente. Essa técnica serve, entre outras coisas, para corrigir e melhorar algumas falhas estéticas. Para saber mais sobre a cirurgia de enxerto de gengiva leia, na integra, o nosso post.
Benefícios da cirurgia de enxerto de gengiva
A cirurgia de enxerto de gengiva possui diferentes técnicas sendo que, cada uma delas, foi desenvolvida para solucionar e tratar de um problema específico. Quando falamos de implante de gengiva ou de enxerto gengival, por exemplo, temos que lembrar que existe uma série de materiais que podem ser utilizado neste procedimento. Os tipos mais comuns são:
- O enxerto gengival livre: quando o material usado no implante de gengiva é retirado de outra parte do corpo;
- O enxerto gengival do tecido conjuntivo: quando o material é removido da parte interna da própria gengiva;
- O enxerto de origem animal: quando o material é proveniente, como o próprio nome diz, de um bicho;
- E o enxerto biossintético: quando o material é feito em laboratório e destinado exatamente para este fim.
Vale ressaltar, porém, que a cirurgia de enxerto de gengiva não possuí uma finalidade meramente estética. Este procedimento cirúrgico pode ser indicado, por exemplo, para recobrir as raízes dentárias expostas. melhorar a distribuição gengival em áreas com dentes faltantes e até mesmo aumentar o volume da gengiva, se essa for a vontade do paciente. Os benefícios da cirurgia de enxerto de gengiva incluem, entre outras coisas:
- A cobertura de raízes dentárias expostas pela retratação ou pelo atrofiamento gengival;
- A correção de áreas acinzentadas que podem aparecer após um procedimento com próteses dentárias;
- A prevenção do tecido gengival em indivíduos com biotipo mais fino;
- O aumento do volume gengival para fins estéticos;
- E a melhoria perceptível na harmonização facial e na aparência estética dos pacientes.
Cuidados após a cirurgia de enxerto de gengiva
Assim como acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia de enxerto de gengiva também requer alguns cuidados posteriores a sua realização, principalmente, durante o período do pós-operatório. Nesse sentido, a cirurgia de enxerto de gengiva requer a observação de alguns cuidados básico, que poderão ser determinante para o seu sucesso.
As indicações incluem, entre outras coisas, não movimentar excessivamente os lábios, realizar a limpeza do local operado, diretamente, no consultório odontológico onde a cirurgia foi realizada, manter uma dieta rica em alimentos líquidos, tais como sopas e sorvetes, não fumar e, é claro, repousar durante todo o período recomendado pelo cirurgião-dentista. A não observação de alguma dessas práticas pode, inclusive, resultar no deslocamento do tecido gengival.