Como é feita a recuperação de uma cirurgia de enxerto gengival?
A cirurgia de enxerto gengival é considerada, basicamente, um procedimento estético, embora, também ofereça grandes resultados funcionais e estruturais, que colaboram significativamente para a manutenção da saúde bucal. Além disso, a cirurgia de enxerto gengival é considerada indispensável em algumas situações, como por exemplo, para os casos de reconstrução de gengivas atrofiadas após algum procedimento de implementação, como por exemplo, o enxerto ósseo. No entanto, assim como acontece com qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, a cirurgia de enxerto gengival também requer a colaboração do paciente durante todo o período compreendido como pós-operatório.
Isso é necessário porque, a recuperação de uma cirurgia de enxerto gengival é um processo bem delicado que requer cuidados minimalistas, dessa forma, o paciente precisa, obrigatoriamente, seguir todas as recomendações feito pelo cirurgião dentista. Essas recomendações podem incluir, entre outras coisas, uma higienização adequada do local, o consumo de alimentos leves, o uso correto das medicações prescritas e o repouso constante. Se todas essas recomendações forem seguidas, o processo de cicatrização deve durar em torno de quinze a vinte dias.
O pós-operatório
As questões que envolvem dor, número de pontos, período de cicatrização e o tempo de satura estão entre os anseios mais comuns dos pacientes que vão realizar a cirurgia de enxerto gengival. Porém, todos esses anseios podem ser reparados mais rapidamente se o paciente seguir algumas recomendações básicas, como por exemplo:
- Evitar a ingestão de alimentos quentes, sólidos e crocantes;
- Realizar a limpeza do local operado, diretamente, no consultório odontológico;
- Fazer compressas de gelo na parte externa do rosto, para diminuir a sensação de inchaço;
- Não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas;
- Evitar a prática de atividades que requerem o uso de força física;
- Restringir a movimentação da boca, movimentando-a o menos possível.
Como é feita a cirurgia de enxerto gengival?
Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que a cirurgia de enxerto gengival deve ser realizada, preferencialmente, por um cirurgião periodontista, já que este é o profissional especialista em gengivas sendo, também, o mas indicado para realizar o procedimento, bem como o mais apto a fazer todo o acompanhamento que antecede e sucede essa cirurgia.
Além disso, quando falamos de cirurgia de enxerto gengival, é válido ressaltar que existem diversas técnicas para realizar essa plástica, mas basicamente, em todas elas, acontece um processo de descolamento suave de uma parte da gengiva, puxando-a para cima, para baixo e/ou para os lados, de acordo com necessidade estética de cada paciente. Em alguns casos, pode inclusive, ocorrer a retirada de um pouco do tecido do palato (conhecido, popularmente, como "céu da boca") para, posteriormente, poder enxertar este tecido na gengiva, criando assim, uma espessura volumosa. A cirurgia de enxerto de gengival pode ser realizada com diferente tipos de materiais, os mais comuns incluem:
- O enxerto gengival livre: quando o material usado no implante de gengiva é retirado de outra parte do corpo;
- O enxerto gengival do tecido conjuntivo: quando o material é removido da parte interna da própria gengiva;
- O enxerto de origem animal: quando o material é proveniente, como o próprio nome diz, de um bicho;
- E o enxerto biossintético: quando o material é feito em laboratório e destinado exatamente para este fim.
Nesse sentido a cirurgia de enxerto de gengiva, também conhecida como implante de gengivoplastia, cirurgia periodontal e cirurgia de recobrimento de raiz, não possuí uma finalidade meramente estética. Afinal, este procedimento cirúrgico pode ser indicado, por exemplo, para recobrir as raízes dentárias expostas. melhorar a distribuição gengival em áreas com dentes faltantes e até mesmo, aumentar o volume da gengiva, se essa for a vontade do paciente.