Eu preciso fazer a cirurgia de enxerto ósseo?
Apesar do nome complexo, a cirurgia de enxerto ósseo é um procedimento relativamente simples e comum, que tem o objetivo de reconstruir os ossos alveolares. Muitos pacientes, ao longo da vida, acabam sofrendo com a perda de um ou mais dentes e, além de todos os problemas funcionais e estéticos que essas perdas já causam, os pacientes podem vir a sofrer também com lesões, traumas, doenças periodontais e, é claro, a degradação e a deterioração do osso alveolar.
Nesse sentido, quando estes pacientes sentem a necessidade de realizar um implante dentário, descobrem que seus tecidos e ossos já não possuem a firmeza, a espessura e/ou a altura necessárias para fazer este tipo de procedimento. Sendo imprescindível realizar, portanto, um enxerto ósseo. Dessa forma, a cirurgia de enxerto ósseo é um procedimento que consiste em retirar um fragmento ósseo de outro local, como por exemplo, da mandíbula e coloca-lo no lugar que se deseja fazer o reparo, deixando-o mais forte e seguro para poder receber, enfim, um implante dentário.
Quando a cirurgia de enxerto ósseo é indicada?
Pode parecer uma analogia boba, mas imagine que um engenheiro precisa construir um novo andar em uma casa que, até então, era térrea. Porém, antes de começar a construção desse novo sobrado, ele não prepara adequadamente a parte inferior da casa. Dá até para imaginar o que vai acontecer, né? O mais provável é que, devido a falta de preparo, a parte inferior não tenha sustentação o suficiente para segurar o novo andar, ocasionando o desabamento total da casa.
Da mesma forma, podemos dizer que o enxerto ósseo, nada mais é, do que um tipo de "armação dentária". Como se fosse, guardado as devidas proporções, o apanhado de vigas e concretos que compõem e dão sustentação a estrutura de uma casa. Se um osso não está suficientemente forte, ele simplesmente não vai conseguir segurar uma prótese dentária. Desse modo, a única solução para este tipo problema, acaba sendo a realização de uma cirurgia de enxerto ósseo.
Como é feita a cirurgia de enxerto ósseo?
O procedimento cirúrgico é feito, diretamente, na boca do paciente, para não deixar assim, nenhum tipo de cicatriz ou marca externa em seu rosto. De modo geral, a cirurgia de enxerto ósseo pode ser considerada um tipo de implante, porém o material usado neste procedimento costuma variar.
Os tipos mais comuns de enxerto ósseo são:
- Enxerto autógeno: quando o material é retirado do próprio paciente, facilitando o processo de regeneração;
- Enxerto alógeno: quando o material é retirado de outra pessoa ou de um banco de tecidos humanos;
- Enxerto xenógeno: quando o material é retirado de um animal, mais especificamente, do osso liofilizado bovino;
- Enxerto sintético: quando o material é feito em laboratório e destinado, especificamente, para este fim.
O período de recuperação da cirurgia de enxerto ósseo varia, de acordo, com o organismo de cada paciente. Mas o mais comum, é que se demore de quatro a seis meses para que este enxerto ósseo, de fato, fique pronto e esteja, assim, preparado para receber o implante dentário. Mas vale lembrar que, todo processo que antecede e sucede a cirurgia de enxerto ósseo, deve ser acompanhado de perto, por um cirurgião dentista. Este profissional também será o responsável por indicar o momento de dar continuidade ou não ao tratamento de implantologia.