Bichectomia: cirurgia de redução de bochecha
A cirurgia de redução de bochecha, também conhecida como bichectomia, já é famosa há tempos nos Estados Unidos e, nos últimos anos, também vem caindo, cada vez mais, nas graças das brasileiras. Isso se deve, principalmente, ao fato dessa cirurgia ser muito queridinha pelas atrizes, modelos, influenciadoras e algumas outras celebridades. Mas, se antigamente, a cirurgia de redução de bochecha era uma realidade apenas para mais afortunadas, atualmente, este procedimento se tornou mais acessível, virando febre também, entre o grande público, principalmente, entre as mulheres.
Basicamente, a bichectomia é um procedimento estético e cirúrgico que visa reduzir o tamanho das bochechas, deixando-as menos evidentes e mais afinadas. Essa cirurgia de redução de bochecha recebeu este nome graças à anatomista Marie François Xavier "Bichat", responsável por descobrir que era possível realizar mudanças significativas nessa parte do rosto. A bichectomia é, dessa forma, responsável por eliminar a chamada gordura ou bola de bichat.
Como é feita a cirurgia de redução de bochecha?
Como dito anteriormente, a cirurgia de redução de bochecha é responsável por retirar o bichat, uma espécie de bola de gordura localizada nas bochechas, que oferece aquele aspecto mais rechonchudo ao rosto. No geral, a bichectomia é uma cirurgia simples e pode ser realizada apenas com a aplicação de anestesia local, o que permite a eliminação de uma quantidade específica de gordura, variando de acordo com a vontade e a necessidade de cada paciente.
Depois que este procedimento é realizado, a parte operada é fechada com pontos de fios absorvíveis, o que ajuda a não deixar cicatrizes na pele. Porém, para que o sucesso da bichectomia seja completo, o paciente precisa seguir algumas recomendações médicas, como evitar o esforço físico, não se expor ao sol e realizar compressas de gelo, diariamente.
Benefícios da bichectomia
Embora não seja uma unanimidade entre os especialistas, é inegável que a cirurgia de redução de bochecha é um verdadeiro fenômeno mundo a fora. Um dos seus maiores benefícios é, exatamente, o destaque que ela proporciona as maçãs do rosto, dando ao paciente um aspecto de rosto mais fino e, inclusive, mais jovem. Outros benefícios incluem:
- Resultados rápidos;
- Redução da flacidez;
- Harmonização facial;
- Upgrade na estética;
- E, é claro, melhorias na autoestima.
Porém, assim como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia de redução de bochecha também apresenta alguns riscos para saúde do paciente. Por isso, é imprescindível que ela seja realizada por um cirurgião capacitado, que domine completamente as suas técnicas. Afinal, a face é uma parte extremamente sensível do nosso corpo, repleta de veias e articulações que podem ser afetadas em uma cirurgia mal feita, acarretando infecções e até mesmo, paralisias.
Além disso, a cirurgia de redução de bochecha é irreversível, porque depois que é retirado, o bichat não pode mais retornar ao local. Dessa forma, a melhor maneira de prevenir os arrependimentos e outros tipos de complicações, é conversando exaustivamente com o seu médico. Ele será capaz de te oferecer todas as informações possíveis, além de analisar seu quadro clínico e, principalmente, te oferecer a segurança necessária para realização deste tipo de procedimento. Com isso, o sucesso da cirurgia de redução de bochecha pode se tornar bem maior.