Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata problemas como traumatismo, deformidades e outros acidentes que envolvem o rosto, a boca, o maxilar e em alguns casos, até o crânio. É importante ressaltar que essa cirurgia deve ser feita, obrigatoriamente, por um cirurgião bucomaxilo.
Este profissional é considerado o mais apto para lidar com traumas e cirurgias que envolvem as áreas da cabeça e do pescoço. Além disso, essa especialização odontológica também inclui expertise para lidar com casos de:
- Traumatologia;
- Cirurgia ortognática;
- Cirurgia de ATM e/ou DTM;
- Além do tratamento de paciente com fissuras lábio-palatais.
Quando a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é de grau simples, ela pode ser feita apenas com anestesia local, no próprio consultório do cirurgião dentista. Porém, quando ela envolve casos mais graves, como tumores e fraturas faciais, ela precisa ser realizada, necessariamente, em hospital, com o apoio de uma equipe médica que deve contar com um bucomaxilo. Este profissional irá realizar uma série de exames que irão determinar se, realmente, é preciso submeter o paciente a uma cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial ou se há possibilidade de se realizar outro tipo de tratamento.
Considerações sobre a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Como dito anteriormente, a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pode acontecer tanto em ambulatórios e consultórios odontológicos quanto em hospitais, tudo vai depender, é claro, da gravidade de cada caso. Nos consultórios, por exemplo, são feitas as cirurgias consideradas "menores" e menos arriscadas, como por exemplo, a cirurgia de:
- Remoção de dentes inclusos;
- Tumores benignos;
- Cistos;
- Implantes dentários;
- Cirurgia para adaptação de próteses;
- E lesões periapicais.
Geralmente, essas situações são facilmente reparadas e nestes casos, a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial costuma ter uma grande taxa de sucesso. Porém, alguns casos mais sérios, exigem cirurgias de grande porte, que só podem ser realizadas em um ambiente hospitalar. Além disso, essas cirurgias maiores também exigem que o paciente esteja sob o feito da anestesia geral, antes mesmo do seu início, como por exemplos, as cirurgias que envolvem:
- Grandes tumores;
- Fraturas faciais;
- Articulação temporomandibular;
- Cirurgias ortognáticas, entre outras.
Cuide de sua saúde bucal
Quando falamos de odontologia, é sempre importante lembrar da necessidade de se manter uma rotina de higienização bucal adequada, com o uso correto (e constante) do fio dental e o acompanhamento frequente de um dentista, evitando assim, que a sua saúde bucal seja deixada de lado. Vale lembrar que algumas patologias bucais, se não forem tratadas de forma adequada, podem resultar em problemas muitos maiores, que só poderão ser resolvidos por meio de intervenções cirúrgicas, como por exemplo, a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
Neste tipo de procedimento, é muito importante, por exemplo, que o paciente conte com a apoio e a orientação de um cirurgião bucomaxilo que poderá, entre outras coisas, esclarecer as dúvidas sobre a forma que é feita a cirurgia bucomaxilofacial, quanto tempo dura a sua recuperação, para que casos ela é indicada, além de ajudar os paciente as se sentirem seguro e conscientes de todas contraindicações da cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, se assim houver.