Tudo sobre a profissão de cirurgião dentista
Também conhecido como odontologista, o cirurgião dentista é profissional que se formou em Odontologia e agora é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar todas as situações que envolvem a prevenção e a manutenção da saúde bucal. Ele também é o responsável por avaliar assuntos que envolvem as gengivas, o maxilar, a mandíbula e todos os ossos e tecidos do rosto. Ele também receita medicamentos, identifica falhas na mastigação, mordida e demais estruturas bucais. Além de realizar procedimentos estéticos que ajudam a embelezar o sorriso e melhorar a harmonização da face.
Se você quer, futuramente, ser um cirurgião dentista é preciso cursar, ainda durante a graduação, o bacharelado em Odontologia oferecido por diversas instituição de ensino públicas, federais e superiores do país, desde que essas sejam devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Geralmente, o curso é integral e tem duração de cinco anos. Após concluir a formação, é obrigatório se registra no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para só depois, poder exercer legalmente a profissão.
A faculdade de odontologia
A matriz curricular deste curso busca proporcionar, ao futuro cirurgião dentista, uma visão total da saúde do paciente, que vai muito além apenas dos aspectos bucais. A parte prática, por exemplo, envolve atividades em laboratório e aplicação de técnicas anestésicas e cirúrgicas. Já as disciplinas mesclam assuntos como:
- Bioquímica;
- Anatomia;
- Imunologia;
- Estomatologia;
- Periodontia, Materiais Dentários;
- Prótese Dentária;
- Saúde Pública;
- Traumatologia Buco-Maxilo Facial, entre outras.
O mercado de trabalho para o cirurgião dentista
Além disso, após se formar como cirurgião dentista, este profissional estará apto para atuar como uma espécie de clínico generalista, mas posteriormente, caso for do seu interesse, ele também poderá investir em uma especialização, por assim dizer mais específica, adquirindo as expertises necessárias para atuar em áreas como:
- Implantologia: atuando com enxertos, implantes, próteses e reconstruções dentárias;
- Odontopediatria: atuando diretamente com crianças;
- Endodontia: atuando com o tratamento de canal:
- Periodontia: atuando com cuidado e prevenção de doenças gengivais;
- Odontogeriatria: atuando com pacientes idosos;
- Cirurgia: atuando com procedimentos de extrações simples até cirurgias extensas para remoção de tumores
- Ortodontia: atuando com a correção da mordida por meio de aparelhos ortodônticos;
- E até mesmo, odontologia legal: atuando com a identificação de cadáveres por meio da arcada dentária.
Algumas das principais incumbências de um cirurgião-dentista envolvem a extração de dentes e realização de cirurgias, bem como fazer implantes dentários, colocar próteses de acordo com as necessidades dos pacientes, efetuar procedimentos estéticos como clareamento dentário e enxerto gengival, e principalmente, zelar pela saúde bucal e o bem-estar físico e estético dos seus pacientes, identificando suas alterações bucais e, é claro, indicando os tratamentos odontológicos mais adequados para aquela situação, além de explicar ao paciente os benefícios, riscos e custos destes procedimentos.
Ele também poderá trabalhar sozinho ou com equipe em espaços físicos que compreende, entre outras coisas, os consultórios odontológicos, os hospitais, as unidades básicas de saúde, as cooperativas, os sindicatos, as creches, as escolas, as organizações não governamentais (ONGs), as indústrias de produtos bucais, além de centros de pesquisas acadêmicas, bem como projetos sociais.