Como aliviar dor de dente?
Pode parecer um conselho bobo, mas a primeira coisa que os pacientes precisam saber é que dentes saudáveis não doem. Por isso, ao sentir o menor sinal de dor, seja antes ou depois de um tratamento, o paciente precisa procurar imediatamente por um dentista especializado, para que assim, este profissional da área da saúde possa identificar as causas dessa dor e, consequentemente, informar como aliviar dor de dente.
A dor de dente pode ser causada, entre outras coisas, pela cárie, pelo desgaste do esmalte dentário, pelas doenças da gengiva e até mesmo, pelo uso incorreto de aparelhos. Porém, muitos pacientes costumam não a atenção necessária para essa enfermidade, deixando para procurar por ajuda somente em casos de dores extremas em que eles precisam descobrir, de qualquer forma, como aliviar dor de dente. O que pode prejudicar o tratamento dessa patologia.
Sintomas da dor de dente
- Sensibilidade extrema nos dentes ao ingerir comidas e/ou bebidas quentes e geladas;
- Dor ao morder e mastigar alimentos;
- Inchaço no rosto;
- Dor pulsante;
- Gengivas inchadas e doloridas;
- Sangramento espontâneo;
- Mau hálito.
Tratamento de como aliviar dor de dente
Não restam dúvidas de a que a dor de dente é um grande empecilho para a rotina diária dos pacientes, atrapalhando até mesmo, as tarefas mais básicas do dia a dia, como por exemplo, comer, trabalhar, conversar e se relacionar com outras pessoas.
Dessa forma, o paciente precisa saber como aliviar dor de dente para inciar este tratamento o quanto antes. No entanto, como já dito anteriormente, a dor de dente pode estar relacionada a diferentes causas e motivos, o que dificulta saber, de fato, como aliviar dor de dente rapidamente e de forma definitiva.
- O uso de medicamentos como analgésicos e o anti-inflamatórios, prescritos por um profissional da saúde;
- A realização de bochechos com água mornal e sal;
- A realização de compressa de gelo sob a parte externa do rosto (para tirar a sensação de inchado);
- A mastigação de folhas de losna;
- O uso de cebola crua que deve ser posta sobre o dente afetado.
Vale lembrar, no entanto, que essas dicas servem apenas para amenizar a dor de dente, porém elas não vão te ajudar a descobrir como aliviar dor de dente definitivamente, muito menos como curá-la. Além disso nenhuma dessas dicas substituem, em hipótese alguma, a ida ao dentista.
Evitar uma consulta só ira postegar e aumentar o seu sofrimento, por isso, é extramente importante marcar e comparecer em todas as consultas clínicas com seu ortodontista, até que termine, de fato, seu tratamento, evitando assim, problemas ainda maiores, como o abscesso dentário.