Causas de como desinflamar um dente
As principais causas que levam o paciente a buscar por como desinflamar um dente são resultados de cáries profundas, inflamações na polpa dentária, gengivites e doenças periodontais. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana, tártaro e restos de alimentos também podem levar ao inchaço, por isso é preciso tomar as seguintes precauções:
- Realizar uma higiene bucal minuciosa, com uso do fio dental;
- Evitar o acúmulo da placa bacteriana e formação de tártaro;
- Diminuir o excesso de alimentos açucarados, álcool e tabaco;
- Visitar o dentista periodicamente.
Durante seu tratamento de como desinflamar um dente, o dentista poderá utilizar alguns estimuladores térmicos e elétricos para verificar se a vitalidade do seu dente já foi afetada, ou seja, se ela ainda continua vivo ou não. Quando o paciente mantém a sensibilidade no dente ativa, normalmente é diagnosticada com uma pulpite reversível. Mas, se o dente já foi comprometido ou está necrosado, é preciso realizar um tratamento de canal ou até mesmo uma extração.
Como desinflamar um dente?
Por mais óbvio que isso seja, vale lembrar que o inchaço no dente é um sinal clássico de inflamações. Por isso, para descobrir como curar desinflamar um dente é preciso, antes de qualquer outra coisa, buscar pelo tratamento mais adequado para este tipo de problema. Além disso, um tratamento de como desinflamar um dente feito qualquer forma, também pode gerar um inchaço orofacial que atingirá as gengivas, as bochechas e algumas outras partes do rosto, deixando essa condição ainda mais insuportável. Um tratamento feito de forma inadequada pode causar problemas ainda maiores como:
- Dores de dente intensa;
- Sangramento espontâneo;
- Vermelhidão e retração gengival;
- Infecção bucal;
- Perda de mobilidade no dente;
- E mau hálito.
Dessa forma, nenhuma medida de como desinflamar um dente de forma rápida ou caseira substitui a avaliação clínica feita em consultório odontológico. Isso porque esta avaliação é considerada infinitamente mais segura, precisa e capacitada para atuar em casos de processos inflamatórios do que qualquer outra técnica que prometa desinflamar este dente rapidamente. Por isso, antes de buscar por remédios ou técnicas milagrosas de como desinflamar um dente, tente primeiro, procurar por um dentista que possa realizar o diagnóstico de forma precisa e eficiente.
Como aliviar a sensação de dente inflamado?
Sabemos que as necessidades do dia a dia, às vezes, exigem uma forma de descobrir como desinflamar um dente rapidamente, para que assim, a pessoa consiga cumprir suas obrigações diárias que, muitas vezes, envolvem trabalho, estudo e família. Neste caso, os pacientes podem se valer de algumas soluções caseiras que oferecem alívios momentâneos, como por exemplo:
- Uso de medicamentos como analgésicos e o anti-inflamatórios, prescritos por um profissional da saúde;
- Bochechos com água mornal e sal;
- Compressa de água gelada ou gelo sob a parte externa do rosto (para tirar a sensação de inchado);
- Mastigar folhas de losna;
- Colocar cravo-da-índia para anestesiar o local.
Vale lembrar que essas dicas servem apenas para amenizar a sensação de dente inflamado mas não vão te ajudar a descobrir como desinflamar um dente definitivamente, além disso, nenhuma delas substituem, em hipótese alguma, a ida ao dentista. Evitar uma consulta só ira postegar e aumentar o seu sofrimento, por isso, é extramente importante marcar e comparecer em todas as consultas clínicas com seu ortodontista, até que termine, de fato, seu tratamento, evitando assim, problemas ainda maiores, como a perda do dente ou o abscesso dentário.