Saiba tudo sobre convenio odontológico
Muitos pacientes ainda ignoram a necessidade de se ter um convenio odontológico e a importância de se realizar um tratamento bucal adequado. Infelizmente, alguns pacientes só se dão conta das vantagens de se ter um convenio odontológico quando se deparam com algum problema mais sério, como por exemplo, o surgimento de doenças gengivais que poderiam ter sido facilmente combatidas com um acompanhamento bucal regular ou quando estão, por exemplo, em uma situação de urgência e/ou emergência dentária, que inevitavelmente. irá lhe gera um grande impacto financeiro.
Uma rápida pesquisa de preço, no entanto, mostra que uma simples consulta de rotina feitas em consultórios particulares, pode apresentar preços bem salgados. Isso sem contar a inclusão de procedimentos simples e padrões, como por exemplo, a limpeza dentária. No entanto, se o paciente necessitar tratar um canal, por exemplo, ou extrair e implantar um ou mais dentes, estes preços podem ser ainda mais salgados. Levando em conta tudo isso, não é difícil perceber que, na maioria dos casos, ter um convenio odontológico é a melhor opção para os pacientes. E, considerando que a mensalidade deste plano é bem acessível, basta fazer algumas contas simples para concluir que este investimento, de fato, vale a pena. Quer saber mais sobre as vantagens e benefícios do convenio odontológico? Então leia nosso post.
Procedimentos cobertos pelo convenio odontológico
Atualmente, o convenio odontológico cobre uma série de procedimentos previstos no rol de exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar); órgão responsável pela fiscalização e regulamentação dos planos de saúde no Brasil. As coberturas vão, por exemplo, desde tratamentos para uma simples cárie até cirurgias de pequeno porte. Porém, essa cobertura varia de plano para plano, dependendo de cada operadora de saúde, por isso, os pacientes devem se atentar aos procedimentos cobertos pelo seu plano na hora da contratação.
A cobertura, geralmente, inclui procedimentos como:
- Consultas de rotina;
- Profilaxia (limpeza dentária);
- Remoção de tártaro e/ou placa bacteriana;
- Tratamento para doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite;
- Extração dentária;
- Tratamento de canal;
- Radiografias;
- Exames laboratoriais.
Mais do que simplesmente garantir um sorriso bonito, o convenio odontológico é essencial para os pacientes que querem manter uma vida mais saudável. Visto que ele, entre outra coisas facilita o seu acesso a consultas e tratamentos com o dentista, além de ser a melhor opção para quem se importa com o bem-estar e a saúde de sua família.
Período de carência
Outro fator importante e que merece a atenção dos pacientes antes de contratar um convenio odontológico, é o período de carência. A carência é um procedimento comum e previsto em lei que diz respeito ao período em que o contrante estará pagando a mensalidade sem poder, no entanto, usufruir de alguns benefícios, ou seja, é o tempo em o cidadão, ou em alguns casos o seu dependente, precisa esperar até ter direito de realizar alguns procedimentos. A carência para procedimentos de emergência, por exemplo, costuma ser de apenas 24 horas. Porém, para casos de doenças pré-existentes no momento de contratação do convênio odontológico, o período de carência pode ser de até 2 anos.