Dor de dente aberto canal: o que pode ser?
Quais são os sintomas da dor de dente canal?
A dor de dente aberto canal pode ser ter vários sintomas diferentes, além disso estes sintomas não precisam, necessariamente, se manifestarem ao mesmo tempo e podem surgir gradativamente, além de se intensificarem aos poucos. Além disso, dor de dente aberto canal é, por si só, um sintoma que indica que algo não vai bem no seu corpo.
Ela pode estar relacionada ao aparecimento de outras enfermidades, principalmente a cárie, e em alguns casos mais graves, até mesmo a periodontite. Os sintomas da dor dente aberto canal, incluem, entre outras coisas:
- Desconforto ao morder ou mastigar os alimentos;
- Inchaços do rosto e da gengiva;
- Mau hálito;
- Sensibilidade dentária para comidas e/ou bebidas quentes e geladas;
- Dor pulsante;
- Dor constante;
- E em alguns casos, até sangramento espontâneo.
Tratamento para dor de dente aberto canal
Como já dito anteriormente, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para dor de dente aberto canal, é preciso contar com a ajuda e, principalmente, com o diagnóstico preciso de um profissional especializado. Somente um dentista endodontista terá a experiência e prática necessárias, para lidar com todas as etapas e imposições que envolvem um tratamento para dor de dente aberto canal, como por exemplo, a manipulação, o uso e a aplicação de anestesia local.
O endodontista se encarregará de realizar uma abertura na polpa e no tecido dentário que se encontra danificado, conhecido como dentina. Essas duas estruturas são encarregadas, entre outras coisas, de abrigar e proteger os nervos e os vasos sanguíneos do dente. Só após a realização dessa abertura é que será possível retirar a polpa danificada. A anestesia, nesse sentido, é necessária para evitar que os pacientes sintam dores durante este processo.