Dente acinzentado: o que pode ser?
Um sorriso branquinho, bem alinhado e esteticamente perfeito é o sonho de consumo de muita gente, por isso, se olhar no espelho e se deparar com um dente acinzentado é algo extremamente desconfortável para nossa autoestima. No geral, o surgimento de um dente acinzentado é associado automaticamente a falta de higiene ou a algum outro hábito nocivo à saúde, como por exemplo, o consumo excessivo de cigarro. Mas o dente acinzentado também pode ser um sintoma de alguma doença bucal ou uma consequência direta de algum tratamento com próteses odontológicas. Se você quer saber mais sobre as causas e as formas de tratamento para um dente acinzentado, leia abaixo o nosso artigo.
Causas do dente acinzentado
Se você está se sentindo incomodado com a presença de um dente acinzentado, o mais indicado é procurar a ajuda de um cirurgião dentista especializado, para que ele possa assim, entender quais foram os fatores que fizeram o seu dente assumir essa coloração, bem como indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Porém, existem alguns fatores comuns para o surgimento do dente acinzentado, entre as suas causa mais habituais podemos citar, por exemplo:
- Os traumas bucais ocasionados por quedas ou batidas fortes;
- O vício em tabaco, nicotina e outras propriedades químicas do cigarro;
- A ingestão excessiva de bebidas pigmentadas, tais como vinhos, cafés e refrigerantes;
- As restaurações dentárias feitas com produtos que causam essas manchas e que vão sumindo com o tempo;
- A oxidação de metais, como amálgamas e ligas metálicas que, geralmente, são utilizadas em próteses dentárias;
- O desgaste natural do esmalte dentário;
- A ausência de uma rotina adequada de higienização bucal;
- O consumo excessivo de flúor que acarreta, entre outras coisas, a fluorose dental;
- E o uso constante de alguns antibióticos e outros medicamentos fortes.
Tratamento para dente acinzentado
Se você, por acaso, está procurando por um tratamento para dente acinzentado, não se desespere. Afinal, com os avanços tecnológicos da Odontologia, sobretudo no campo estético, ficou mais fácil resolver as situações que envolvem a correção de pequenas imperfeições, como aquelas que estão relacionadas ao surgimento de manchas causadas por dente acinzentado. Os tratamentos mais indicados para este tipo de situação envolvem, por exemplo, o uso de:
- Lentes de contato dentária;
- Facetas de porcelana;
- Clareamento a laser;
- Clareamento caseiro;
- E em alguns casos mais simples, apenas a realização de uma profilaxia (limpeza dentária).
Mas vale lembrar que, antes de inciar qualquer tipo de tratamento para dente acinzentado, o paciente precisa procurar imediatamente pela ajuda de um dentista especializado. Uma vez que este problema também pode ser causado por algum dano na polpa dentária ou ainda pela ingestão de tetraciclina, que obviamente necessitam de um outro tipo de tratamento odontológico. Dessa forma, para se ter um diagnóstico preciso e, assim realizar o tratamento mais indicado para o seu caso, é indispensável que o paciente se submeta a uma avaliação odontológica. Evitar a automedicação e manter uma rotina de higienização completa da boca, se valendo do uso constante de fio dental e de enxaguantes bucais também são boas formas de se prevenir o surgimento ou o agravamento de um dente acinzentado.