Como evitar o dente podre?
Nos dias atuais, a estética tem sido um fator determinante em muitas fases e estágios da nossa vida pessoal e profissional, sendo inclusive, responsável por abrir ou fechar portas dentro do mercado de trabalho. Dessa forma, manter uma aparência bucal minimamente saudável, é essencial para aqueles que querem transmitir uma boa imagem para as outras pessoas.
Por isso, nesse sentido, o dente podre, também conhecido, popularmente, como dente preto ou estragado, pode ser um fator bem prejudicial para os pacientes que, por algum motivo, precisam manter e resguardar a sua aparência estética. Afinal, ele possui uma coloração escura e nada agradável, fazendo com que os pacientes que sofrem com esse tipo de situação, passe a enfrentar, entre outras coisas, problemas de aceitação, autoestima e até mesmo de socialização.
Causas do dente podre
No geral, o aparecimento de um dente podre costuma estar relacionado, diretamente, a incidência de cárie dentária; uma patologia bacteriana que corrói e destrói, gradativamente, o esmalte e os tecidos do dente, também chamados de dentina. No entanto, essa não é a sua única causa, outros motivos que podem culminar no surgimento de dentre podre incluem:
- O consumo excessivo de alimentos com açúcar;
- A presença de restos alimentares na boca;
- A falta de uma rotina de higienização bucal adequada;
- O consumo excessivo de cigarro;
- O surgimento de problemas de canais;
- O aparecimento de doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite;
- E a falta ou a perda da mobilidade dentária.
Tratamento para dente podre
É inegável que o dente podre pode trazer inúmeras problemas a sua saúde bucal, física e até mesmo psicológica. Dessa forma, assim que notar o aparecimento deste dente, procure imediatamente por um cirurgião dentista especializado que poderá te ajudar a descobrir os motivos que causaram este apodrecimento e quais são as melhores formas de tratá-lo. Se a estrutura do dente ainda não tiver sido completamente corrompida, será possível fazer apenas uma restauração com uma coroa que irá devolver a força e o aspecto natural do dente, mas se ele já tiver completamente corrompido, será necessário realizar a extração. De qualquer forma, é indicado que o paciente inicie o tratamento o quanto antes, caso o contrário, dependendo da gravidade da sua situação, a doença poderá atingir até mesmo a estrutura de outros dentes.
Vale lembrar também, que o dente podre já não é mais um motivo para pânico, afinal, com os avanços da Odontologia, sobretudo no campo estético, estes dentes podem ser salvos com procedimentos simples, que dispensam a necessidade de uma extração. Inclusive, a extração dentária é uma medida emergencial, tomada apenas em últimos casos e indicada somente para situações muito graves, onde não é possível realizar nenhum outro tipo de tratamento. Além disso, na maioria dos casos, é possível evitar o surgimento de um dente podre simplesmente cuidando da sua saúde bucal, escovando os dentes após as refeições e fazendo o uso constante do fio dental e de enxaguantes bucais.
Essas medidas simples evitam o aparecimento d cáries, gengivite e até mesmo do mau hálito. E assim como acontece com qualquer outra patologia bucal, se você sentir algum tipo de dor, desconforto, sangramento ou sensibilidade nos dentes, o mais indicado é procurar imediatamente por um dentista especializado, que possa realizar o tratamento para dente podre, evitando assim, maiores problemas para sua saúde bucal.