Como eliminar dentes amarelos de nascença?
Embora a estética seja algo muito importante nos dias de hoje, vale lembrar que alguns aspectos dentários como os dentes amarelos de nascença não são problemas bucais e, em alguns casos, indicam até mesmo que o paciente possui dentes mais fortes e mais resistentes do que os dentes brancos, considerados atualmente, como padrões estéticos. Ainda assim, muitas pessoas buscam por maneiras de eliminar os dentes amarelos de nascença.
Nesse sentido, é importante lembrar que mais de 90% dos problemas bucais, sejam eles quais forem, poderiam ser evitados caso os pacientes escovassem seus dentes corretamente. Afinal, as manchas amarelas no dente, independentemente de ser uma questão de nascença ou não, podem ser agravadas por situações como cáries, placas bacterianas, doenças gengivais e até mesmo, pelo consumo excessivo de tabaco, café e outras bebidas pigmentadas.
Tratamento para dentes amarelos de nascença
Atualmente, já existem algumas alternativas para os pacientes que querem tratar os dentes amarelos de nascença. Entre elas, podemos citar, por exemplo, a profilaxia (conhecida como limpeza profissional), a raspagem dentária e nos casos onde há incidência de cárie, o dentista poderá optar também pela restauração dos dentes afetado, com o uso de um material próprio para este tipo de procedimento. Outras alternativas para tratar os dentes amarelos de nascença incluem:
- O uso de lentes de contato dentárias;
- O uso de facetas de porcelana;
- A realização de clareamento a laser no consultório;
- Ou a realização de clareamento caseiro, desde que este, seja acompanhado constantemente por um dentista.
Como podemos ver, existem diversas formas de tratar esta situação, por isso não há com o que os pacientes se preocuparem, afinal, para eliminar os dentes amarelos de nascença basta que o paciente vá em um profissional especializado e de sua confiança, que seja capaz de avaliar e indicar, assim, o melhor tratamento para o seu problema.
Melhore os aspectos dos dentes amarelos de nascença
Uma das melhores formas para melhor aspecto e, principalmente, a coloração dos dentes amarelos de nascença é mantendo uma rotina constante de higienização bucal, que inclui a escovação correta dos dentes desde os primeiros anos de vida, além do uso constante de fio dental e se possível, de enxaguantes bucais. Além de, é claro, visitar seu dentista, no mínimo, duas vezes por ano.
Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua higiene bucal e consequentemente, melhorar também, os aspectos dos seus dentes amarelos de nascença:
- Use uma escova macia, com cerdas finas que seja adequada a sua boca;
- Escove a língua e os vãos dos dentes, evitando assim, o acúmulo de restos alimentares;
- Sempre que possível, realize uma limpeza para eliminar a incidência de placas bacterianas;
- Use e "abuse" do fio dental, incorporando-o a sua rotina de higienização bucal.
Por fim, como já frisado anteriormente, para eliminar por completo os problemas que envolvem os dentes amarelos de nascença é importante ir ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano. Esse hábito faz com seja possível agir preventivamente contra problema como cárie e doenças gengivais, que podem te trazer ainda mais dores de cabeça.