Dentes de porcelana: o que são?
Assim como outras áreas da saúde, a Odontologia evoluiu muito nos últimos anos, graças a alguns avanços científicos que proporcionaram melhorias tanto nos procedimentos técnicos quantos nos estéticos. Se tornando possível assim, oferecer aos pacientes técnicas estéticas mais sofisticadas, aperfeiçoadas e personalizadas. Umas novidades destes avanços científicos é os dentes de porcelana, que estão se tornando cada vez mais populares entre os pacientes.
Porém ainda existem algumas dúvidas sobre a eficácia e os benefícios dos dentes de porcelana, sobretudo no que se refere ao seu material. Visto que, de modo geral, a porcelana é considerada uma material frágil e quebradiço. Porém, os pacientes não precisam se preocupar com isso, afinal, os dentes de porcelana são confeccionados com substâncias altamente resistentes, como por exemplo, o dessilicato de lítio e outros tipos de materiais que não quebram facilmente. Quer saber mais sobre este tratamento estético? Então leia na integra o nosso artigo temático.
O que é e para o que serve os dentes de porcelana?
Também chamados de facetas de porcelana, os dentes de porcelana são uma espécie de dentes artificiais que são colocados sobre os dentes originais, formando assim, uma camada natural que tem o objetivo de melhorar a aparência estética dos pacientes, dando aos sues sorrisos um aspecto mais branco, saudável e bem alinhado, além de ser capaz de corrigir também, o formato dos dentes e, em alguns casos, até o seus posicionamentos e tamanhos.
Para que os dentes de porcelana possam ser colocados no entanto, é necessário que paciente recorra a um cirurgião dentista especializado. Este procedimento costuma ser simples, rápido, eficaz e indolor. Além disso, os dentes de porcelana são considerados indicados para os casos em que o paciente necessite, entre outras coisas:
- Encobrir os dentes naturais que apresentam coloração alterada ou manchas amareladas;
- Para os casos em que os dentes originais apresentar tamanhos diferentes uns dos outros;
- Para situações em que um ou mais dentes se encontram quebrados ou com formatos impróprios;
- E para casos de correção de dentes tortos e/ou mal posicionados.
Observações antes de se realizar tal procedimento
No mundo atual, onde a harmonização facial tem se tornado, cada dia mais importante e necessária para os pacientes, se sentir insatisfeito com a aparência dos dentes e do sorriso é algo bastante comum, que pode ser facilmente resolvido com o tratamento odontológico adequado. Porém, os dentes tortos, mau posicionados ou manchados podem ocasionar sérios problemas de autoestima para os pacientes, prejudicando até mesmo seu processo de socialização.
Mas antes de procurar pela ajuda de um cirurgião dentista para corrigir esses aspectos dentários propriamente ditos, é necessário primeiramente que o paciente se submeta a uma avaliação odontológica que irá determinar como está a sua saúde bucal, além de confirmar se os dentes em questão podem, de fato, receber a colocação dos dentes de porcelana. Se estiver tudo ok, o cirurgião dentista irá moldar a boca do paciente e requisitar a fabricação das facetas. Caso seja necessário, é possível estender o acompanhamento para outros tipos de tratamentos dentários.