Dentes perfeitos não é uma questão de luxo e sim de necessidade
Não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas que considerem que se alcançar uma dentição branquinha, alinhada, simétrica e saudável por meio de procedimentos odontológicos, por exemplo, é um desejo supérfluo e sem necessidade reais.
Talvez isso justifique porque muitos pacientes acabam deixando sua saúde bucal em segundo plano e recorrendo ao dentista apenas quando já estão sofrendo com patologias bucais graves, afinal, se os dentes não estão doendo, não é necessário fazer nenhum tipo de tratamento ou acompanhamento odontológico, certo? Errado.
Muitas patologias graves, como a periodontia e o abcesso dentário começam de forma silenciosa ou com pequenos incômodos passageiros que vem e vão ao longo do dias, dessa forma, quando não há um acompanhamento odontológico, essas patologias avançam progressivamente e de forma contínua até causarem grandes complicações.
Porém, os pacientes que buscam por dentes perfeitos, de uma forma ou de outra, garantem a manutenção e a prevenção de patologias que podem colocar em risco a sua saúde bucal, o que comprova que a busca por dentes perfeito não meramente uma questão estética ou luxosa, e sim, uma necessidade real.
Como conseguir ter dentes perfeitos?
Se você chegou neste artigo, muito provavelmente, é porque decidiu ter dentes perfeitos. Mas é preciso salientar, porém, que essa não é uma tarefa simples que pode se alcançar do dia para noite. Tudo depende de um esforço em conjunto entre dentista e paciente, sendo que o paciente acaba ficando com a maior parcela da responsabilidade que inclui, entre outras coisas, os cuidados diários e o investimento. Entre as principais formas de se alcançar dentes perfeitos estão:
- A realização de uma higienização bucal adequada e completa, com escovação do dente três vezes ao dia e imediatamente após cada uma das refeições, com uma escova macia que deve ser trocada a cada três meses;
- Incluir na rotina diária de higienização, o uso correto e constante do fio dental e enxaguante bucal;
- Visitar o dentista, pelo menos, a cada seis meses para realizar a profilaxia dentária, popularmente conhecida como limpeza, evitando a formação de cáries e placas bacterianas que dão início a maioria dos problemas bucais;
- Verificar se há a necessidade da realização de algum outro tratamento ou intervenção ortodôntica.
A importância da estética
Nunca se falou tanto de estética como atualmente e, é claro, que o sorriso tem um peso muito importante dentro deste assunto. Em parte por ser uma das primeiras coisas em que as outras pessoas reparam ao conhecer alguém e em parte por ser um detalhe que pode atrapalhar (e muito!) a autoestima e a segurança social dos pacientes. Por isso os pacientes que buscam pelos dentes perfeitos, geralmente, zelam mais pela sua estrutura dentária, mantendo alguns hábitos saudáveis que incluem, entre outras coisas a higienização adequada e o acompanhamento odontológico constante.
Além disso, como dito anteriormente, nunca foi tão importante ter um sorriso alinhado, saudável e bonito e por isso, estar com os dentes perfeitos é também uma questão muito importante, que garante a abertura de muitas portas profissionais e pessoais, principalmente para as pessoas que trabalham diretamente com sua imagem.