Dor de dente gengiva inchada: o que pode ser?
- Sensibilidade extrema nos dentes ao ingerir comidas e/ou bebidas quentes e geladas;
- Dor ao morder e mastigar alimentos;
- Inchaço no rosto;
- Dor pulsante;
- Gengivas inchadas e doloridas;
- Sangramento espontâneo;
- Mau hálito.
Como tratar e/ou aliviar essa dor?
A primeira coisa que o paciente tem que ter em mente é que a dor de dente gengiva inchada não é algo normal e, portanto, precisa ser investigada, tratada e combatida. Além disso, não restam dúvidas de esta dor acaba sendo um grande empecilho para a rotina diária do paciente, atrapalhando até mesmo, as tarefas mais básicas do seu dia a dia, como por exemplo, comer, trabalhar, conversar e se relacionar com outras pessoas.
Por se tratar de uma dor que pode estar relacionada a outras enfermidades mais sérias, é essencial que o paciente possa contar com a ajuda e a orientação de um profissional especializado durante todo o tratamento. Porém, caso ele não consiga agendar uma consulta rapidamente, existem algumas formas de combater e aliviar, ainda que temporariamente a dor de dente gengiva inchada, como por exemplo:
- Uso de medicamentos como analgésicos e o anti-inflamatórios, prescritos por um profissional da saúde;
- Bochechos com água mornal e sal;
- Compressa de água gelada ou gelo sob a parte externa do rosto (para tirar a sensação de inchado);
- Mastigar folhas de losna;
- Colocar uma cebola crua sobre o dente.
Vale lembrar que essas dicas servem apenas para amenizar a sensação de dor de dente gengiva inchada, mas nenhuma delas substituem, em hipótese alguma, a ida ao dentista.
Evitar uma consulta médica só irá aumentar o seu sofrimento, por isso, é extramente importante marcar e comparecer em todas as consultas clínicas com seu ortodontista, até que termine, de fato, seu tratamento, evitando assim, problemas gengivais ainda maiores, como a periodontite e a deterioração dos tecidos gengivais.
Considerações finais
A dor de dente gengiva inchada é uma sensação incômoda e constante produzida, geralmente, pela incidência de terminações nervosas nessa estrutura bucal. Por isso, muitos pacientes ao sentirem essa dor, começam a fazer uso de remédios e/ou outras formas de tratamento caseiros que foram indicadas por pessoas que não possuem conhecimentos técnicos na área.
Mesmo que "resolva" o problema temporariamente, essa atitude, em um curto espaço de tempo, pode vir a ser um grande perigo para saúde do paciente, afinal, a automedicação não é uma medida indicada para nenhuma situação. Além disso, um diagnóstico errado pode gerar problemas ainda mais sérios e mais difíceis de serem tratados. Cuide de sua saúde! Procure sempre a ajuda de um médico especializado.