O que é o enxerto ósseo odontologia?
Pode parecer uma analogia boba, mas imagine que um engenheiro precisa construir um novo andar em uma casa que, até então, era térrea. Porém, antes de começar a construção desse novo sobrado, ele não prepara adequadamente a parte inferior da casa. Dá até para imaginar o que vai acontecer, né? O mais provável é que, devido a falta de preparo, a parte inferior não tenha sustentação o suficiente para segurar o novo andar, ocasionando o desabamento total da casa.
Da mesma forma, podemos dizer que o enxerto ósseo odontologia, nada mais é, do que um tipo de "armação dentária". Como se fosse, guardado as devidas proporções, o apanhado de vigas e concretos que compõem e dão sustentação a estrutura de uma casa. Se um osso não está suficientemente forte, ele simplesmente não vai conseguir segurar uma prótese dentária. Desse modo, a única solução para este tipo problema, acaba sendo a realização de um enxerto ósseo odontologia.
Benefícios do enxerto ósseo odontologia
Não há duvidas de o implante dentário é capaz de gerar muitos benefícios estéticos e funcionais para a estrutura bucal dos pacientes, porém, ele exige também, uma boca minimamente saudável e preparada para recebê-lo. Nesse sentido, caso o cirurgião dentista julgue, após uma série de exames e avaliações, que os ossos alveolares daquele paciente estão muito finos, moles e/ou corrompidos, ele pode sim, sugerir um enxerto ósseo odontologia antes que seja realizado o processo de implante dentário. Este procedimento é necessário para que o implante consiga, de fato, permanecer no lugar. Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens do enxerto ósseo odontologia, saiba que seus benefícios incluem:
- Ossos fortes e regenerados;
- Maior sustentação para próteses dentárias;
- Melhoria na autoestima e na segurança dos pacientes;
- E facilitação na hora de mastigar e/ou morder alimentos.
Se você tem medo de realizar o procedimento de enxerto ósseo odontologia, saiba que ele é muito tranquilo e feito a base de anestesia, o que impede que haja dor ou desconforto durante sua realização. Além disso, o processo de recuperação no pós-operatório é bem tranquilo, basta que o paciente siga, à risca, as recomendações do cirurgião dentista, que podem incluir, entre outras coisas:
- O uso correto dos medicamentos (antibióticos e/ou anti-inflamatórios) prescritos;
- Priorizar o consumo de alimentos líquidos e pastosos, como sopas (não muito quentes) e sorvete;
- Evitar a prática de atividades físicas;
- Não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas durante o período de recuperação;
- Repouso constante.
Como é feito o enxerto ósseo odontologia?
O procedimento de enxerto ósseo odontologia é feito, diretamente, na boca do paciente, para não deixar assim, nenhum tipo de cicatriz ou marca externa em seu rosto. De modo geral, o enxerto ósseo odontologia pode ser considerado um tipo de implante, porém o material usado neste procedimento costuma variar, podendo ser do tipo:
- Autógeno: retirado do próprio paciente;
- Alógeno: retirado de outra pessoa, banco de tecidos ou doador;
- Xenógeno: retirado do osso liofilizado bovino;
- E sintético: feito em laboratório, especificamente, para este fim.
Vale lembrar que apesar desse procedimento visar uma preparação para o implante dentário, é preciso que, antes de se realizar essa implementação, o enxerto ósseo odontologia esteja de, fato, pronto. Esse processo de preparação pode durar até seis meses, de acordo com a genética e o organismo de cada paciente. Por isso, é essencial fazer um acompanhamento constante com um cirurgião dentista, este profissional será o responsável por dizer qual o melhor momento para se dar continuidade ao tratamento de implantologia e restauração dentária.