Gengiva inflamada: o que pode ser?
Além de ser uma condição extremamente incomoda, a gengiva inflamada é um dos primeiros sintomas da gengivite, uma infecção que ataca gradativamente os tecidos gengivais. A gengivite é resultado do acúmulo de placa bacteriana e do tártaro nos dentes e, caso não seja tratada adequadamente, pode até mesmo, comprometer um ou mais dentes. Isso porque, sem os cuidados necessários, a gengivite pode se transformar em periodontite.
Para aqueles que não sabem, a periodontite é o estágio mais avançado e complexo da doença gengival e é conhecido também por comprometer todos os tecidos ao redor dos dentes. Esses tecidos, chamados de periodontos, são os componentes responsáveis por dar o suporte e a sustentação necessárias para arcada dentária, no entanto, quando esses tecidos são atacados pela periodontite, eles sofrem uma retração que pode culminar, inclusive, na perda de todos os dentes.
Quais são as causas da gengiva inflamada?
Por mais que isso seja algo constantemente debatido e alertado, tanto pelos dentistas quanto por outros tipos de especialistas, a maior causa da gengiva inflamada ainda é a ausência de uma rotina de higienização bucal adequada e que preze, é claro, pela escovação correta dos dentes, pelo menos, três vezes ao dia e imediatamente após cada uma das refeições, além do uso constante do fio dental.
Por mais simples que pareça, a falta dessa rotina permite, entre outras coisas, o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, o que pode ocasionar a gengiva inflamada e muitos outros sintomas, como sangramentos ou retrações gengivais. Mas a gengiva inflamada também pode ser causada por:
- Má oclusão dentária;
- Tártaro;
- Incidência de cáries;
- Ausência de restaurações dentárias;
- Baixa produção de saliva;
- Tabagismo;
- Alterações hormonais, sobretudo tudo durante a gravidez, puberdade e/ou período menstrual;
- Uso constante de certos medicamentos;
- Uso incorreto de próteses dentárias (tais como implantes, dentaduras e aparelhos odontológicos).
Como amenizar a sensação de gengiva inflamada?
Como frisado anteriormente, o cuidado com a higienização bucal ainda continua sendo o principal meio de se prevenir os sintomas das doenças gengivais, além de ser a forma mais fácil, segura e barata de se garantir uma saúde bucal adequada. Mas além de cuidar da saúde bucal, o paciente precisa também, visitar regularmente o seu dentista.
Somente este especialista poderá prevenir quadros como o da gengiva inflamada ou retraída. No entanto, se você já está sofrendo com essa patologia, alguns procedimentos podem te ajudar a aliviar essa sensação, como por exemplo:
- A realização de compressas de gelo na parte externa do rosto;
- O uso de antibióticos e anti-inflamatórios (prescritos, previamente, por um profissional da saúde);
- A utilização de cravo-da-índia para anestesiar (temporariamente) o local;
- E, é claro, uma rotina de higienização bucal, com o uso do fio dental para remover restos alimentares.
Claro que essas dicas servem apenas para amenizar a sensação de inflamação no tecido gengival, mas nenhuma delas substituem, em hipótese alguma, a ida ao dentista. Evitar uma consulta só ira postegar e aumentar o seu sofrimento, por isso, é extramente importante marcar e comparecer em todas as consultas clínicas com seu periodontista, até que termine, de fato, seu tratamento, evitando assim, problemas ainda maiores, como a periodontite e o abscesso dentário.