Gengiva sangrando: O que é, porque ocorre e tratamento
Escovar os dentes é o princípio para uma boa saúde dos dentes. É necessário fazer esse procedimento ao acordar, antes de dormir e depois das refeições. Ainda, a escovação deve vir acompanhada do uso do fio dental e de enxaguantes bucais sem álcool na sua composição. Entretanto, e se você estiver fazendo esse procedimento corretamente e, de repente, se depara com a gengiva sangrando? Porque isso ocorre? Fique atento a alguns sinais pois isso pode indicar uma doença bucal.
Se a gengiva sangrando ocorre, significa que elas não estão saudáveis como deveriam e uma das coisas mais ruins quando se trata de saúde bucal é lidar com esse tipo de situação. Inclusive, a gengiva sangrando pode fazer com que as pessoas parem de realizar cuidados básicos nos dentes, como a escovação, uso do fio dental e utilizar o enxaguante bucal.
No entanto, os especialistas afirmam que esse tipo de atitude só agrava ainda mais a gengiva sangrando. Esse tipo de fenômeno ocorre por conta de uma inflamação na gengiva, que é popularmente conhecida como gengivite. Esta doença tem como a sua principal característica a placa dos dentes localizada na linha da gengiva.
Caso esta placa não seja removida da maneira correta, através de escovações regulares e consultas de 6 em 6 meses no dentista, ela endurecerá e irá se transformar em um tártaro. Ainda, o problema da gengiva sangrando pode evoluir posteriormente para a periodontite, infecção gengival grave que danifica as gengivas e pode destruir o osso maxilar.
Quais são as causas da gengiva sangrando?
Entre algumas razões para que a gengiva sangrando aconteça estão:
- Realizar a escovação com muita força;
- Alterações hormonais durante a gravidez;
- Dentaduras mal ajustadas;
- Infecções;
- Leucemia;
- Escorbuto;
- Deficiência de vitamina K.
É necessário buscar ajuda médica quando se trata de gengiva sangrando. Principalmente quando o sangramento estiver acontecendo a muito tempo, em casos que a gengiva continua sangrando mesmo após o tratamento e se existem sintomas explicados para tal sangramento. Inclusive, existem especialidades que podem diagnosticar as causas da gengiva sangrando. São eles:
- Clínica médica;
- Odontologia;
- Cardiologia;
- Infectologia.
Como é possível lidar com a gengiva sangrando e quais são os tratamentos indicados?
Para economizar o seu tempo e do profissional que estará te atendendo, você pode primeiramente anotar o que está transcorrendo para facilitar o atendimento e falar para o profissional o seu histórico médico.
O medicamento mais comum nestas situações é a pomada gingilone. No entanto, é necessário reforçar que apenas um especialista capacitado pode dizer qual é o melhor tratamento para o seu caso e quanto tempo é necessário para a cura. Inclusive, mesmo com a gengiva sangrando, não tome remédios por conta própria, isso pode te causar alergias e problemas mais graves nesta região.
Além disso, uma vez que o remédio foi passado, faça o tratamento de maneira correta e não o interrompa sem consultar um médico antes. Ler as instruções da bula também é necessário para que você tenha consciência do medicamento que está utilizando no seu corpo.