Gengiva sangrando tratamento: motivos para que ocorra e tratamento
Escovar os dentes é algo que deve estar presente na sua rotina para que você tenha uma boa saúde dos dentes. Este procedimento, segundo os especialistas, precisa ser realizado em durante todos o dia, mas principalmente ao acordar, antes de ir dormir, depois das refeições e até quando comemos um aperitivo ao longo do dia.
Esta ação deve ser acompanhada do uso do fio dental e de um enxaguante bucal, de preferência que não tenha álcool em sua composição, pois esse produto pode causar irritação das gengivas. No entanto, e se você estiver fazendo a sua escovação da maneira certa e, de um nada, tem que lidar com a gengiva sangrando tratamento? Porque isso está acontecendo e como é possível lidar com esta situação?
Primeiramente, se a gengiva sangrando tratamento está acontecendo, isso serve como um alarme do corpo que indica que há algo de errado. Esse tipo de coisa pode ser tão aterrorizador para algumas pessoas, que estas param de ter os cuidados mínimos nos dentes com medo de que a gengiva sangrando tratamento. No entanto, os dentistas indicam que parar com a higiene básica pode agravar ainda mais a situação da gengiva sangrando tratamento.
A gengivite, doença que causa inflamação das gengivas, ocorre porque a placa bacteriana está nos dentes e na linha da gengiva. Assim que identificada, a placa bacteriana deve ser removida através de uma consulta no dentista e com escovação. Se isso não ocorre, ela evolui para um tártaro e, posteriormente, para a gengivite em si.
Ainda, os especialistas afirmam que se a gengiva sangrando tratamento não for tratada com a atenção necessária, ela pode evoluir para a periodontite, infecção gengival grave que danifica as gengivas e pode destruir o osso maxilar.
Motivos comuns para que esse problema ocorra
Entre os motivos para que a gengiva sangrando tratamento aconteça estão:
- Infecções;
- Deficiência de vitamina K;
- A escovação com muita força;
- Alterações hormonais durante a gravidez;
- Dentaduras mal ajustadas.
O quanto mais rápido essa doença for identificada, mais fácil será se tratar. Além de prejudicar a saúde bucal, a gengiva sangrando tratamento compromete funções como a mastigatória e a fonética. Em casos extremos, os pacientes chegam a perder o dente.
Como deve ser feito o tratamento?
Este problema só para de acontecer quando existe um controle das bactérias que são responsáveis por essa inflamação. A primeira coisa que o paciente deve fazer é melhorar a sua higiene bucal em todos os sentidos. A raspagem também pode ser a solução para o seu problema.
A raspagem é feita através do ultrassom e instrumentos odontológicos. Este tratamento remove a placa bacteriana tanto na superfície, quanto abaixo da linha da gengiva. Em casos mais complexos, o dentista pode propor uma limpeza dos ossos.
Após raspar, o profissional na área de odontologia alisa as regiões irregulares e isso faz com que a placa bacteriana seja prevenida futuramente. O alisamento remove as rugosidades que restaram da raspagem e deixa os dentes com uma aparência mais saudável.