O que é implante de dentadura e quais são os tipos existentes
Muitos pacientes afirmam que ao colocar uma prótese dentária removível, dores e a dificuldade para mastigar se tornam problemas comuns. O paciente pode chegar até a ter problemas com a sua autoestima, o que pode se elevar posteriormente para um quadro de depressão psicológica. Felizmente, este martírio pode ser evitado com um implante de dentadura.
O problema de as dentaduras convencionais apoiadas sobre as gengivas é que o chamado tecido oral, além de ser macio e flexível, pode sofrer com problemas de cortes e úlceras. Além disso, com o passar dos anos, o osso das arcadas que estão em contato com a prótese total removível pode diminuir a espessura, o que pode gerar dor e grandes dificuldades para falar e mastigar.
Já pensou no quanto a sua qualidade de vida pode mudar com um implante de dentadura? O implante de dentadura utiliza as gengivas para a sua retenção e suporte. É por conta disso que o paciente se sente mais confortável para mastigar, sente melhoria na estética da boca e ainda, sente até alterações positivas no palato, região conhecida popularmente como “o céu da boca”.
Quais são as vantagens de um implante de dentadura?
Entre algumas razões que podem ser citadas para que você realize o procedimento do implante de dentadura estão:
- Ele elimina dores e cortes nas gengivas;
- Traz um conforto maior no momento da mastigação;
- Melhora a estética;
- Não recobrem o céu da boca;
- Possuem uma maior durabilidade.
Vale ressaltar que o implante de dentadura possui tamanha estabilidade e rigidez por conta do implante dentário. Este é confeccionado com ligas de titânio, é biocompatível com os ossos da arcada dentária e ainda suporta grandes cargas mastigatórias, o que é uma vantagem para os pacientes que sofrem com o bruxismo, uma desordem funcional que tem como característica o ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
Conheça os tipos de implante de dentadura sobre implante dentário
Outra vantagem deste tratamento é a possibilidade do uso de materiais mais estéticos e duráveis. Na maioria das vezes, o número de implantes dentários que o dentista realizou irá dizer quais materiais serão utilizados nos implantes de dentadura. Entre os materiais que podem ser utilizados neste procedimento estão o acrílico, porcelana sobre estrutura metálica, e porcelana sobre zircônia, entre outros.
Existem outros tipos de próteses dentárias fixas disponíveis. São elas:
- Dentadura fixa em acrílico
- Dentadura fixa em porcelana convencional
- Dentadura fixa em porcelana sobre zircônia
- Dentadura fixa em zircônia
A dentadura fixa em acrílico é feita com resinas acrílicas parecidas com as que são utilizadas em dentaduras convencionais. Já a dentadura fixa em porcelana convencional, utiliza os materiais usados na confecção de próteses dentárias fixas convencionais, o que traz uma maior durabilidade para pacientes.
A dentadura fixa em porcelana sobre zircônia traz um resultado estético bom e as chances de durabilidade são grandes. Por fim, a dentadura fixa em zircônia, tem um preço mais acessível quando comparada com a cobertura estética em porcelana. Em conclusão, consulte o seu médico para que ele indique qual é o melhor tratamento para o seu caso.