Implante dentário enxerto ósseo: tipos e vantagens desse procedimento
A tecnologia é algo que melhorou muito a vida do ser humano como um todo, principalmente na questão da sua qualidade de vida. Em relação ao tratamento de saúde bucal, para aquelas pacientes que passaram pelo trauma de perder um dente, o implante dentário enxerto ósseo pode ser a solução que você procura.
O implante dentário enxerto ósseo, além de trazer mais conforto para a vida do paciente, na questão da mastigação por exemplo, este tratamento pode melhorar muito a autoestima do paciente, já que é através desta cirurgia que ele pode recuperar o seu sorriso.
O implante dentário enxerto ósseo é necessário quando ocorre o desgaste dos ossos da boca. Este fenômeno é comum entre as pessoas que perderam os dentes durante um logo período de tempo. Vale ressaltar que para muitos especialistas, o implante dentário enxerto ósseo é uma das recuperações mais eficazes para estes casos.
Quais são as vantagens do implante dentário enxerto ósseo?
O implante dentário enxerto ósseo tem o como principal objetivo oferecer uma sustentação maior para o implante dentário nas situações em que a arcada do dente do paciente não está fortalecida o suficiente para realizar esta ação.
A maior vantagem deste tratamento é que ele proporciona a possibilidade de o paciente realizar implantes de maior qualidade, mesmo em situações que ele teve uma perda óssea considerável. Ainda, o implante dentário enxerto ósseo é uma prótese confortável que deixa a aparência da boca mais natural.
Vale ressaltar que a perda dos ossos do dente pode ocorrer por muitos motivos, mas o principal é a própria perda dentária. Para aqueles que não buscam um tratamento de maneira rápida, os especialistas afirmam que a região onde ocorreu a perda pode ficar atrofiada e o osso pode chegar a ficar calcificado.
Os tipos de implante dentário enxerto ósseo
O implante dentário enxerto ósseo é uma ótima opção para aqueles que querem colocar implantes. Esta cirurgia amplia a altura e espessura do osso para que os parafusos sejam instalados de maneira correta. Entre os tipos de implante dentário enxerto ósseo que existe estão:
- Enxertos Autógenos;
- Enxertos Alógenos;
- Enxertos Xenógenos;
- Enxertos Sintéticos.
O enxerto autógeno ocorre quando o onde o cirurgião-dentista extrai o material do próprio paciente. Explicando de maneira mais clara, através de uma pequena cirurgia, este profissional remove parte do tecido da região da mandíbula e o aplica na região do implante dentário. Já os enxertos alógenos, quando o material é retirado de outra pessoa e, depois, é misturado com o tecido do paciente que está prestes a receber o implante dentário.
O enxerto xenógeno é extraído de outra espécie. Explicando de maneira mais clara, atualmente por exemplo, o tipo de material que os profissionais mais utilizam são de origem bovina, pois estes possuem uma formação medular que é considerada muito semelhante à do ser humano. Por fim, existe o enxerto sintético, que são produzidos dentro de um laboratório. Neste caso, o osso sintético é reabsorvido pelo organismo do paciente e ocupa todo o espaço do osso natural.