Tudo o que você precisa saber sobre inflamação na gengiva
Se você está sentindo que sua gengiva está muito sensível, até nos momentos da escovação ou ao encostar, você pode estar com gengivite. A inflamação na gengiva é a fase inicial da doença periodontal.
Tal doença afeta a gengiva é a sustentação dos dentes. No entanto, não é necessário ficar alarmado. Quando identificada logo no início, o seu dentista pode te oferecer um tratamento que restabeleça a sua saúde bucal de maneira. No entanto, é importante ressaltar que se ela não for tratada logo no início, ela evoluir para doenças bucais ainda mais graves.
Por que a inflamação na gengiva ocorre?
Quando o paciente não possui uma boa saúde bucal, isto é, escova os dentes ao acordar, antes de dormir e depois das refeições, não utiliza o fio dental e nem o enxaguantes, a chamada placa bacteriana, também conhecida entre os especialistas como biofilme, se instala na região dos dentes e da gengiva.
Caso a placa bacteriana não seja removida com o tratamento apropriado, que pode ir desde uma limpeza no dente até uma raspagem, esta camada que tem como principal característica a cor amarelada, irá evoluir para o tártaro. Quando o tártaro está impregnado nos dentes, é muito mais complicado para retirar em uma escovação normal. É por conta disso que a inflamação na gengiva costuma acontecer.
Ainda, a inflamação na gengiva acontece principalmente com pessoas que estão passando por transformações hormonais. É por conta disso que as pessoas mais vulneráveis a inflamação na gengiva são mulheres grávidas, adolescentes no início da puberdade e jovens que estão acabando de entrar na fase adulta.
Não somente isso, a inflamação na gengiva pode acontecer também se a pessoa está com os dentes fora do local. Para aqueles que já usam dentadura ou aparelho e possuem este problema, a dica é procurar um especialista porque a inflamação na gengiva pode estar acontecendo porque os materiais não estão colados de maneira correta.
Fatores que podem desenvolver a inflamação na gengiva
Existem algumas situações em que a inflamação na gengiva pode ser impulsionada. São elas:
- Não escovar bem os dentes;
- Ter hábitos tabagistas;
- A idade avançada;
- Diabetes;
- O uso de alguns medicamentos;
- Má alimentação;
- Infecções gerais;
- Imunidade baixa.
A inflamação na gengiva também pode aparecer de maneiras mais claras de acordo com os seus hábitos diários. Se você está fazendo a sua escovação normalmente e a região da gengiva começa a sangrar sem motivo aparente ou fica muito sensível ao toque, você provavelmente está com a gengivite. Outra situação que deixa clara a inflamação na gengiva é a cor avermelhada além do normal ou se está roxa.
Alguns sintomas demonstram que a inflamação na gengiva está em estado avançado e pode estar prejudicando toda a sua arcada dentária. Se você notar que os dentes ficaram mais longos, ou se a gengiva está se separando dos dentes, se a sua mordida mudou, ou que ainda exista a presença de pus ao redor dos seus dentes, é necessário buscar um especialista imediatamente.