Mancha amarela no dente da frente: causas e tratamento
A boca é um cartão de entrada e é por essa razão que devemos cuidar da nossa saúde bucal. No entanto, muitas vezes o paciente fica à mercê de doenças indesejáveis, como por exemplo, a mancha amarela no dente da frente. A mancha amarela no dente da frente é um problema mais comum que se imagina. Em sua maioria, elas são pequenas e fácil de lidar, mas existem casos em que é necessário realizar uma consulta.
As chamadas alterações de cor chamadas de extrínsecas, ocorrem na parte exterior do dente e podem ocorrer por diversos motivos. A alteração de cor dos dentes pode ocorrer por conta da má higienização da boca ou por conta do excesso de consumo de:
- Chá
- Café
- Cigarro
- Bebidas com corantes artificiais
- Acúmulo de placa bacteriana
Vale destacar que o cigarro é o elemento que mais causa a alteração de cor no dente por conta da nicotina. Ainda, muitas pessoas que tem o hábito de fumar, consomem café ao mesmo tempo e, na maioria das vezes, não escovam os dentes depois do ato. Esse tipo de coisa acaba desenvolvendo doenças bucais, como por exemplo, a placa bacteriana, tártaro, gengivite e lesões cariosas nos dentes.
Existem também as chamadas manchas intrínsecas. Estas ocorrem na parte de dentro dos dentes e podem ocorrer devido ao uso de antibióticos, o uso de ingestão de flúor durante o período da infância de maneira inapropriada, ou até traumas.
Neste texto, vamos focar no tratamento para a mancha amarela no dente da frente. É preciso ressaltar que existem tratamentos estéticos acessíveis para remover a mancha amarela no dente da frente, como por exemplo, a profilaxia, jateamento de bicarbonato de sódio, clareamento dental, restauração diretas, coroas e facetas.
Qual é o tratamento para a mancha amarela no dente da frente?
O tratamento básico para a mancha amarela no dente da frente consiste na limpeza dos dentes, junto com o clareamento dental.
A limpeza dos dentes, também conhecida entre os especialistas como profilaxia, é realizada por um cirurgião dentista e consiste na limpeza de dente por dente de forma individualizada. Esse tratamento é feito a partir de produtos, aparelhos e instrumentos específicos. Esse procedimento é muito importante porque, além de polir e dar mais saúde aos dentes, ele também é capaz de identificar outros problemas relacionados a saúde bucal, como por exemplo, os excessos de restaurações, falhas, lesões de cáries e tecidos moles.
Como esse procedimento é realizado?
As técnicas mais comuns ligadas a limpeza dos dentes para remover a mancha amarela no dente da frente estão a raspagem do tártaro, que é realizada com um aparelho específico, curetas, tiras de aço e lâminas de bisturi. Vale ressaltar que se for necessário, o médico realizará um ultrassom nos dentes para identificar com mais precisão as doenças.
Depois disso, ocorre o polimento dentário, técnica que remove a placa bacteriana e com isso, protege os dentes das cáries, futuras inflamações, a gengivite e da doença periodontal. Este tratamento pode ser feito com materiais, como jato de bicarbonato, discos de feltro, pastas profiláticas e tiras de poliéster. Por fim, ocorre a aplicação de flúor em gel.