Mancha amarela no dente do bebe: por que ocorre e qual é o melhor tratamento?
A saúde dos dentes é algo muito importante. Uma vez que perdemos os dentes de leite, temos que cuidar muito bem dos fixos com escovação, uso do fio dental e até o enxaguante bucal para evitar doenças graves.
No entanto, e nos casos dos bebês que não tem a habilidade de cuspir esses produtos? Como é possível cuidar dos dentes de leite desde pequeno? O problema da mancha amarela no dente do bebe é algo mais comum do que se imagina, pois geralmente, os pais não dão tanta atenção para a dentição das crianças nesta fase da vida.
Porém, se você estiver preocupado ou apreensivo por conta da mancha amarela no dente do bebe, não se preocupe. Neste texto vamos explicar este fenômeno.
Quais são os tipos de manchas nos dentes que existem?
Entre os tipos de situações que podem estar relacionados a mancha amarela no dente do bebe estão:
- Manchas brancas;
- Manchas amarelas ou amarronzadas;
- Manchas por conta da fluorose dentária;
- Manchas pela falta de higienização.
No primeiro caso, as manchas brancas são as mais comuns nos dentes das crianças. Estas podem significar que o dente está no processo inicial de uma cárie. Esta mancha, inclusive, está ligada a uma lesão de subsuperfície, que ocorre quando o esmalte do dente se desmineralizou através de ácidos e bactérias presentes na boca. Com isso, o próprio corpo renova o esmalte.
Este fenômeno ocorre principalmente por conta de uma bactéria que todo mundo tem na boca e que utiliza a sacarose como fonte de energia. Quando tal substância é quebrada, o ácido lático se forma e este é capaz de transformar o PH do dente e corroer o mineral. Neste caso, a função da saliva é muito importante para a lavagem dos dentes, diluir o ácido lático e neutralizar o PH da boca.
Já as manchas amareladas ou amarronzadas, ocorrem por conta da má alimentação e má higienização nos dentes. Neste caso, a mancha amarela no dente do bebe existe por conta do acúmulo da placa bacteriana.
Essa placa, além de causar um gosto ruim na boca do paciente, pode se elevar para uma cárie. Em estágio inicial, é aconselhável que o paciente vá ao médico para remover esta mancha amarela no dente do bebe através de uma limpeza. Caso a placa tenha penetrado o esmalte, o tratamento recomendável é o da profilaxia, que consiste no polimento dos dentes.
As manchas por conta da fluorose dentária são as mais raras e acontecem devido ao excesso de flúor durante a formação dos dentes. Estas são mais difíceis de ser removidas.