Tudo o que você precisa saber sobre a mancha amarela no dente permanente
Todos sabem que devemos cuidar muito bem da nossa saúde bucal é fundamental. Isso ocorre com atos simples do nosso dia a dia, como através de uma boca escovação, o uso do fio dental, e até se possível do enxaguante bucal. No entanto, mesmo com esses cuidados, muitas vezes o paciente fica à mercê de doenças indesejáveis, como por exemplo, a mancha amarela no dente permanente.
A mancha amarela no dente permanente pode aparecer na boca de qualquer pessoa. Algumas são pequenas e fáceis de disfarçar, mas em outros casos, é preciso realizar um diagnóstico com um profissional na área de odontologia para que ele identifique o que está acontecendo.
A mancha amarela no dente permanente pode ocorrer por diversos motivos. Entre alguns que podem ser citados estão o consumo em excesso de chá e café, bebidas com corantes artificiais e o uso do cigarro. Este último item citado, inclusive, é o elemento que mais causa alteração no dente e provoca a mancha amarela no dente permanente.
Muitas pessoas que possuem esse hábito, fumam e depois tomam um café para acompanhar. No entanto, são raras as vezes que elas escovam os dentes depois disso. Essa ação acaba desenvolvendo doenças bucais, como por exemplo:
- Placa bacteriana;
- Tártaro;
- Gengivite;
- Lesões cariosas nos dentes.
Como é possível tratar do problema da mancha amarela no dente permanente?
A solução mais indicada segundo os especialistas é a limpeza dos dentes e o procedimento de clareamento dental.
Primeiramente, a limpeza dos dentes, também conhecida como profilaxia, deve ser realizada por um profissional na área de odontologia. Esse tipo de tratamento consiste na limpeza do dente de maneira individualizada, ou seja, os dentes serão limpos um por um.
É recomendável que o paciente realize a limpeza nos dentes de 6 em 6 meses, não apenas para evitar a mancha amarela no dente permanente, mas também porque essa simples ação pode evitar doenças bucais mais graves, como por exemplo, os excessos de restaurações, falhas, lesões de cáries e tecidos moles.
Como este tratamento para a mancha amarela no dente permanente irá me beneficiar?
É importante destacar que alguns tipos de mancha amarela no dente permanente não serão removíveis. Existem casos onde o paciente sofreu algum tipo de trauma durante a infância e a mancha já nasceu no próprio dente. Isso é comum quando as crianças, por exemplo, batem os dentes de leite em algum local e a pancada foi profunda ao ponto de atingir os dentes fixos.
No entanto, existe técnicas para aliviar e ainda deixar os seus dentes mais bonitos. A limpeza dos dentes é uma das principais quando se trata de retirar mancha amarela no dente permanente.
Esse procedimento inclui a raspagem do tártaro. Depois deste polimento, os dentes estão protegidos de futuras doenças bucais como as cáries, futuras inflamações, a gengivite e da doença periodontal. Vale ressaltar que esse tratamento é realizado com materiais como jato de bicarbonato, discos de feltro, pastas profiláticas e tiras de poliéster. No fim do tratamento, o dentista aplica o flúor em gel.