Mau hálito ao acordar: causas e tratamento
Você parou para se perguntar porque temos mau hálito ao acordar? Ter mau hálito ao acordar não é algo agradável e muitas pessoas buscam maneiras de evitar que ele ocorra. Nos primeiros sinais de mau cheiro, as pessoas sentem vergonha e podem chegar a ter baixo autoestima por conta desta situação.
Em outros casos, as pessoas não conseguem sentir o próprio odor, o que piora ainda mais a situação para a pessoa e os que estão ao seu redor. Mas para deixar claro, o mau hálito ao acordar é algo muito comum. Todos os dias ao acordar, é normal sentir um gostinho ruim na boca. Porém, até que ponto o mau hálito ao acordar pode indicar um problema na saúde bucal do paciente? É possível evitar ele de todas as formas?
Por que temos mau hálito ao acordar?
Entre alguns sintomas para que o mau hálito ao acordar ocorra estão:
- Presença de saburra
- Odor ruim na boca
A halitose, conhecida popularmente como mau hálito e até bafo, é provocado pela saburra, uma camada branca que se deposita na língua. Essa camada nada mais é do que um monte de bactérias que se acumularam na boca, seja pela falta de higiene bucal, seja porque é uma tendência pessoal do paciente.
Ainda, existem pessoas que sofrem por conta da alteração na produção de saliva e isso favorece a deposição de micro-organismos na boca inteira. É este acúmulo de bactérias que gera tal odor. O gosto ruim que fica na boca é algo que todo mundo sente ao acordar, mas isto se dá por conta do tempo que a pessoa passou sem comer e sem falar. Isso por si só, não é motivo para preocupação.
No entanto, existem questões que colaboram para que o fenômeno do mau hálito acordar ocorra. Fique atento a:
- Consumo excessivo de álcool;
- Desidratação;
- Diabetes;
- Estresse;
- Higiene bucal inadequada;
- Tabagismo;
- Resíduos alimentares alojados entre os dentes;
- Uso de certos medicamentos.
Como é possível evitar o mau hálito ao acordar?
Existem algumas ações que o paciente pode ter que ajudam a purificar o hálito. Entre alguns hábitos que é possível colocar em prática estão a ingestão de alimentos fibrosos, como cereais e frutas, se manter hidratado bebendo ao menos dois litros de água por dia, e por fim, mastigar bem os alimentos.
Na questão da limpeza dos dentes, alguns especialistas recomendam alguns limpadores mais específicos do que escovas. Muitas vezes, nem as cerdas e nem a parte de trás do instrumento consegue alcançar certas regiões e, consequentemente, o paciente não consegue remover todas as bactérias com a eficácia necessária.
Para isso, um limpador deve ser utilizado depois do uso do fio dental e antes da escovação. Se o paciente utilizar de maneira correta e realizar uma boa limpeza antes de dormir, a situação pode ser contornada. Alguns especialistas ainda alertam que o uso de enxaguantes bucais com álcool na composição podem colaborar para o mau hálito ao acordar. Portanto, é preciso evitar esse tipo de produto, já que muitas vezes, ele favorece esta situação.