Tudo o que você precisa saber sobre o mau hálito estomacal tratamento
O mau hálito, também conhecido como halitose, ocorre principalmente por conta de uma má higiene bucal. É preciso escovar bem os dentes, usar o fio dental e até um enxaguante bucal se necessário. Em casos que a pessoa realiza uma boa escovação, que deve ocorrer ao acordar, antes de dormir e depois de todas as refeições, e o problema ainda persiste, talvez isso seja um alerta do corpo para outros problemas.
Quando o mau hálito estomacal tratamento alerta sobre doenças mais graves
O que muitas pessoas não sabem é que o mau hálito estomacal pode ocorrer por conta de problemas simples como inflamação e até mesmo problemas mais complexos, como o câncer e a cirrose. É preciso ficar atento aos problemas de saúde que podem estar relacionados ao mau hálito estomacal tratamento. Entre alguns exemplos que podemos citar neste texto estão:
- Câncer no estômago;
- Doenças do aparelho digestivo;
- Doenças no trato respiratório superior;
- Doenças no trato respiratório inferior;
- Diabetes.
Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas doenças
Entre as causas mais comuns que causam o câncer no estômago estão a infecção pela bactéria H. pilory, o consumo em exagero de comida em conserva ou conservados em sal, e comer alimentos com má conservação. Em estado avançado, o câncer de estômago realiza um processo de "putrefação" do tecido canceroso, e gera um odor que passa por vias aéreas e causa um hálito fétido, e que também pode passar pelo tecido necrosado e chegar até a boca, causando o hálito necrótico.
Já entre as doenças no aparelho digestivo, embora não sejam as principais causas do mau hálito estomacal tratamento, a gastrite e o refluxo gastroesofágico são as que mais causam esta situação. Vale ressaltar que os gases liberados pelo refluxo podem deixar na boca o cheiro do alimento que foi consumido.
As doenças no trato respiratório superior ocorrem por conta de doenças como sinusite, rinite alérgica, amidalite e laringite. Já as doenças no trato respiratório inferior são aquelas que afetam a traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares - um exemplo é a bronquite. Em ambas, o mau hálito estomacal pode piorar caso o paciente fume, por isso contribui para o acúmulo de secreção nos órgãos.
Também temos o caso da diabetes, porém, a doença por si só não está relacionada ao mau hálito estomacal tratamento, mas ele contribui para alteração do odor. No caso dos pacientes que possuem o diabetes tipo 1 e param de usar insulina, pode ocorrer o fenômeno de cetose, que é quando o pâncreas converte gorduras e ácidos graxos e corpos cetônicos. Também pode ocorrer de o paciente apresentar o hálito cetônico, que se assemelha ao cheiro de maçã.
Qual a melhor solução para o mau hálito estomacal tratamento?
A melhor solução que você pode procurar se está passando por esta situação é consultar um profissional na área de odontologia. Este médico que avaliará a sua situação e saberá realizar um diagnóstico para um melhor tratamento. Caso a situação esteja envolvendo mau hálito estomacal tratamento por conta das doenças acima, é bom procurar um clínico geral para tratar do assunto.