Porque o mal hálito estômago acontece?
O mau hálito estômago é algo que todas as pessoas passam. Geralmente, ele acontece quando acordamos pela manhã, porque ficamos muito tempo sem falar e sem comer por um período de tempo muito longo, ou quando não nos alimentamos corretamente ao longo do dia.
Como tratar o mau hálito estômago
Conhecido também como halitose, a principal causa do mau hálito estômago é a falta de higiene bucal. Os especialistas na área de odontologia recomendam que a escovação seja feita em diversos momentos ao longo do dia. São esses:
- Ao acordar;
- Antes de dormir;
- Depois de todas as refeições;
- Na ingestão de petiscos ao longo do dia.
Além disso, para que a escovação seja perfeita, é necessário que ela seja acompanhada do uso do fio dental e, se possível, de um enxaguante bucal sem álcool. Com isso, os restos de alimentos que estão acumulados na boca, seja entre os dentes ou na superfície da língua, serão removidos definitivamente. Inclusive, essas bactérias são as responsáveis pelo mau hálito estômago, pois uma vez dentro da boca, elas se tornam substâncias químicas e exalam o forte odor.
Caso você esteja fazendo a escovação de maneira correta e o mau hálito estômago ainda persiste, é recomendável que você busque a ajuda de um especialista na área de odontologia, pois o mau hálito estômago pode estar indicando alguma doença mais séria.
Quais doenças mais sérias estão relacionadas ao mau hálito estômago?
Como citado acima, o mau hálito estômago muitas vezes, serve como um alerta para indicar que o seu corpo está passando por problemas internos. Você pode estar com:
- Câncer no estômago;
- Diabetes;
- Doenças do aparelho digestivo;
- Doenças hepáticas;
- Doenças renais;
- Gengivite e outras inflamações na via oral.
O câncer no estômago, quando está em uma situação avançada, pode gerar o mau hálito estômago por conta do processo de “putrefação” do tecido canceroso. Esse fenômeno, conhecido também como hálito necrótico, acaba causando o mau cheiro que passa pelas vidas aéreas.
No caso da diabetes, o mau hálito estômago não acontece por conta da doença em si, mas porque o pâncreas do paciente passa pelo processo de converter as gorduras e ácidos graxos e corpos cetônicos. Além disso, o paciente ainda pode passar por uma proliferação bacteriana na cavidade oral por conta do descontrole glicêmico.
No caso das doenças no aparelho digestivo, o mau hálito estômago ocorre por conta de doenças como a gastrite e o refluxo gastroesofágico.
Nas doenças hepáticas, doenças como a cirrose, podem causar o mau hálito estômago. Por ser um problema relacionado ao mau funcionamento do fígado, ocorre a liberação dessas substâncias pelas vias áreas, quando na verdade, deveriam estar sendo excretadas.
Já no caso das doenças renais, o mau funcionamento dos rins pode levar ao acúmulo de ureia no organismo. Estas, acabam entrando nas vias áreas e causam o mau hálito estômago.
Por fim, o mau hálito estômago pode acontecer por conta da gengivite e outras inflamações na via oral. Essas doenças ocorrem por conta do acúmulo de bactérias na região da boca e resultam na liberação dessas gazes. No total, você deve realizar uma consulta com o médico especialista para que este indique o melhor tratamento para você.