Mau hálito forte: O que isso diz sobre a sua saúde mental
Geralmente, quando uma pessoa tem um mau hálito forte, ela não se dá conta do problema e nem da situação que está passando. Este é um assunto um pouco tabu, já que muitas pessoas preferem não falar sobre isso para evitar constrangimentos. É por conta disso que muitas pessoas acabam não procurando a orientação e informações necessárias para combater este problema.
O mau hálito forte, conhecido pelos especialistas como halitose, ocorre, na maioria dos casos, por conta da língua, órgão revestido por papilas que conduzem informações ao cérebro com o intuito de reconhecer o sabor dos alimentos. Entre as papilas, existe pequenas criptas. É nesta região onde se acumulam os restos de alimentos. Esse acúmulo de bactérias acaba liberando substâncias ricas em enxofre, que por sua vez, provocam o mau hálito forte.
É por conta disso que é comum que muitas pessoas tenham um mau hálito forte ao acordar, pois durante a noite há uma produção menos de saliva, e, portanto, ocorre uma maior fermentação e maior liberação de enxofre.
Outra situação em que o mau hálito forte é muito comum é quando o paciente passa muito tempo sem comer. O atrito da língua com o palato e o aumento da salivação, que ocorrem durante as refeições, ajudam a remover os resíduos existentes nas papilas gustativas e as bactérias responsáveis pela fermentação.
O mau hálito forte e problemas de estômago
Muitas pessoas acreditam que o mau hálito forte está ligado a problemas de estomago. No então, os especialistas afirmam que os esfíncteres (válvulas que se fecham após a passagem dos alimentos) gastrointestinais não permitem a passagem dos odores do estômago para o meio externo.
Existem apenas duas situações em que o mau hálito forte está ligado ao estômago. São elas:
- A eructação gástrica,
- Refluxo gastroesofágico.
A eructação gástrica também é conhecida como o arroto. Já o refluxo gastroesofágico ocorre quando há uma deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago. No entanto, é preciso levar em conta que existem pessoas que possuem o mau hálito forte por conta das chamadas doenças sistêmicas, como:
- Amídalas inflamadas
- Deficiência renal ou hepática
- Diabetes
- Sinusite
- Problemas respiratórios
O que o mau hálito fala sobre a sua saúde bucal
No fim, é importante procurar a opinião de um especialista da área da saúde para que este realize um exame de profundidade sobre a saúde bucal do paciente. Este exame deve incluir resultados da língua e da parte dentária, pois os resíduos, placas bacterianas e bactérias podem ficar acumulados em várias regiões da boca, e, como citado acima, podem ser a real causa do problema.
A gengivite, doença que causa inflamação das gengivas, e a periodontite, infecção gengival grave que danifica as gengivas e pode destruir o osso maxilar, também podem motivos para o mau hálito forte e, para isso, é preciso fazer um tratamento.
Outra causa que está relacionada ao mau hálito forte está a pouca produção de saliva, que também é conhecida como xerostomia. Neste caso, o que pode estar provocando esta situação pode ser o consumo de drogas e problemas respiratórios.