Nevralgia dentária: causa, sintomas e tratamento
A nevralgia dentária tem como a sua principal característica uma sensação de dor intensa e profunda em um ou outros nervos do corpo. Esta doença pode acontecer em vários tipos. Entre alguns que podem ser citados nevralgia do trigêmeo, do trigêmeo atípica, occipital, glossofaríngeo e pós-herpética. Os especialistas apontam que o nevralgia dentária mais comum entre os pacientes é a pós-herpética e do trigêmeo.
Quais são as causas para que a nevralgia dentária ocorra?
A nevralgia dentária pode acontecer por diversas razões. Entre elas estão:
- Pessoas que possuam insuficiência renal crônica;
- Diabetes;
- Infecções como herpes, HIV e sífilis;
- Pressão nos nervos;
- Trauma;
- Porfiria;
- Uso de medicamentos específicos.
É importante ressaltar que, mesmo diante destas situações que podem ser a causa, a real razão para a nevralgia dentária pode ser desconhecida. Por essa razão, é necessário buscar um especialista na área de odontologia para que este realize o diagnóstico preciso.
Pessoas que estão na terceira idade, ou seja, acima dos 60 anos, estão mais sujeitas a nevralgia dentária. No entanto, qualquer pessoa pode ter essa doença, embora seja incomum.
Pessoas que são imunodeprimidas, como por exemplo as que foram diagnosticadas como soropositivas, podem estar mais vulneráveis a nevralgia dentária por conta do baixo sistema imunológico.
Ainda, existem alguns sinais que deixam bem claro a nevralgia dentária. Uma delas é quando a sensibilidade na área da boca está tão grande que um pequeno toque, pode ser a razão para uma dor profunda.
Se você sentir que os nervos dessa região estão paralisados ou se está sentindo alguma fraqueza, é um motivo para procurar um especialista na área de odontologia o mais rápido possível. Vale ressaltar que o paciente também pode sentir uma sensação de queimação na região do nervo que está danificado.
Médicos que podem te ajudar no diagnóstico de nevralgia dentária:
- Clínico geral;
- Neurologia;
- Infectologia;
- Endocrinologia;
- Nefrologia;
- Imunologia;
- Odontologia.
Para que você esteja mais preparado para a sua consulta com o especialista, existem algumas questões que você já pode se preparar para responder ao médico. Você precisa informar sobre todos os sintomas que está sentindo, desde quando eles apareceram e com qual frequência as suas dores acontecem; quais medicamentos você está utilizando, seja neste tratamento, seja na sua vida pessoal.
Vale ressaltar que não existem exames específicos para a nevralgia dentária, porém alguns podem ajudar a identificar a causa da dor. Entre os que podemos listar aqui estão:
- Exames de sangue para identificar a sua glicemia e função hepática;
- Ressonância magnética;
- Eletromiografia;
- Punção lombar.
Quais são os tratamentos mais acessíveis para a nevralgia dentária?
O tratamento da nevralgia dentária tem como o seu principal objetivo controlar a dor profunda que o paciente está sentindo. Portanto, este tipo de procedimento varia muito por diversas questões, como por exemplo, a causa da doença, o local afetado e o quão grave é a dor que você está sentindo.
Entre as cirurgias indicadas para a nevralgia dentária estão a remoção da pressão sobre o nervo de ossos, ligamentos, vasos sanguíneos ou tumores vizinhos.