Evolução da gengivite, o que é a periodontite?
A inflamação na gengiva, mais conhecida como gengivite, é a primeira fase da doença periodontal. Esta doença infecto-inflamatória afeta a gengiva e sustentação dos dentes. Por estar em fase inicial, ela é fácil de ser identificada e por isso, as chances de cura são altas. No entanto, é preciso estar atento que se esta doença não for diagnosticada e tratada de maneira correta, ela pode evoluir para doenças bucais ainda mais graves.
Como ocorre a formação da periodontite?
O principal motivo para que a inflamação na gengiva aconteça é a má higiene bucal. Se o paciente não realiza uma escovação correta em todos os dentes, não utiliza o fio dental e nem o enxaguante, a chamada placa bacteriana se instala entre o dente e a gengiva.
Se a placa bacteriana não for removida, através de uma raspagem ou uma limpeza por exemplo, ela acaba se evoluindo para um tártaro, uma camada dura, que tem como sua principal característica uma cor amarelada ou amarronzada, que fica presa no dente e é mais complicada de ser retirada nas escavações normais. São essas as bactérias que acabam irritando e causando a periodontite como tratar com métodos eficientes?
A formação da periodontite pode acontecer também no caso de pessoas que possuem os dentes tortos, ou que utilizam o aparelho ou dentadura e estes materiais não foram encaixados na boca da maneira correta. Periodontite como tratar com métodos efetivos?
Periodontite como tratar com hábitos saudáveis?
Passar fio dental pelo menos três vezes ao dia é essencial para periodontite como tratar, acompanhado da escovação dos dentes adequada especialmente depois das refeições e antes de deitar, com creme dental com flúor, ainda não é um hábito diário dos brasileiros. Falando em brasileiros, dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) revelaram que apenas 15% da população cuida da sua saúde bucal, 24 milhões de brasileiros nunca pisaram em um consultório odontológico.
Periodontite como tratar, sem dúvidas, a escova de dente é a grande responsável pela limpeza da boca, mas você sabia que ela tem uma vida útil? Sua troca deve ser feita regularmente, no máximo, a cada três meses. Não adianta comprar a pasta de dente creme dental mais moderna que existe, e utilizar em uma escova de dente totalmente deformada e sem função. Evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenir a gengivite pega de bactérias, além da periodontite e suas complicações.
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
- Passe fio dental nos dentes;
- Visite um dentista com regularidade;
- Ter uma alimentação de qualidade.
Os episódios iniciais de periodontite podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Em outras situações, o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes. Periodontite como tratar é necessário para uma saúde bucal de qualidade.
Existe uma raspagem acima e abaixo do contorno da gengiva com instrumental específico, utilizando ultrassom ou aplicando um spray com líquido composto por alguns sais. O procedimento é seguido de alisamento da raiz e polimento dos dentes para eliminar os focos de infecção. Vá a um dentista para que a prescrição antibiótica e anti-inflamatórios sejam um recurso terapêutico importante na maioria dos casos.