Procedimento de implante dentário: como fazer?
O procedimento de implante dentário é um tipo de tratamento que adapta um ou mais parafusos de titânio de osso, que também são conhecidos por implantes ósseo integrados. Quando instaladas, essas peças se tornam novas raízes para os dentes e permitem que o seu sorriso seja restaurado.
Depois da implantação e do período de formação óssea ao redor das peças, o procedimento de implante dentário serve como uma espécie de base para realizar o tipo de tratamento mais adequado para a sua necessidade. O material utilizado pelos cirurgiões dentistas no procedimento de implante dentário é o titânio. Ele é considerado um tipo de material seguro que é biocompatível, pois não causa nenhum tipo de dor ou rejeição na boca do paciente.
Por que o procedimento de implante dentário é eficaz
O procedimento de implante dentário único é um dos procedimentos mais comuns atualmente. Nele, o pino de titânio é fixado no local do dente perdido e, após a recuperação que ocorre entre 3 a 6 meses, uma prótese é colocada nesta região. Vale ressaltar que este procedimento atua em um dente de cada vez. Já o implante duplo ocorre quando a boca tem a ausência de três dentes que são vizinhos. Basicamente, dois pinos são fixados e estes se tornarão as raízes artificiais para três dentes.
Procedimento de implante dentário com enxerto ósseo: quem pode fazer?
Indicada para pacientes que desejam o procedimento de implante dentário, o método de enxerto ósseo é não têm uma definição ou condições necessárias de ossos da boca para recebê-lo, porém, é preciso ter uma avaliação de tratamento para verificar se realmente o enxerto ósseo para implante dentário é a opção mais indicada. Antes de optar pelo tratamento, verifique se você:
- Doenças periodontais: elas devem ser tratadas antes do procedimento;
- Casos de diabete;
- Fumantes;
- Menores de 18 anos: podem ter a estrutura óssea reabilitada naturalmente.
Cuidados importantes para pós-cirurgia do enxerto ósseo com o procedimento de implante dentário
Depois da cirurgia, é necessário repouso constante, sem fazer nenhum esforço físico ou praticar esportes por um dia, também não é recomendado tomar sol, fumar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante você não abaixar a cabeça, principalmente na hora de dormir, isso pode causar complicações. Uma alimentação mais pastosa e gelada, pelo menos nas primeiras 24 horas é ideal para a regeneração do enxerto ósseo para implante dentário. Confira outros procedimentos:
- Compressa de gelo no local para amenizar edemas e hematomas;
- Evite falar a todo momento
- Pressão interna bucal com líquidos;
- Uso de medicação correta prescrita.
Manter uma boa higiene bucal é necessário para não infeccionar a região que passou pelo procedimento de enxerto ósseo para implante dentário. Porém, é necessário cautela, a escovação dos dentes deve ser feita de forma lenta e cuidadosa.
Cerca de 16 milhões de pessoas no Brasil não têm dentes e outros 34 milhões já perderam 13 dentes ou mais. Os serviços de próteses e implantes são os mais indicados para os pacientes que perderam os dentes, com benefícios como melhor mastigação, fácil higienização e melhora da fala e alimentação.