Tire as suas principais dúvidas sobre siso incluso
O dente siso costuma ser o último a nascer e provoca sérias alterações na boca do paciente. Isso porque quando o mesmo se desenvolve, não há mais espaço suficiente na boca, podendo ocasionar o desalinhamento dos dentes, siso incluso e desenvolvimento de cárie. A inclusão do siso ocorre quando o dente fica no interior do maxilar ou da mandíbula.
Mas, você sabe quais são os problemas que o siso incluso pode ocasionar e qual a causa da inclusão dentária? Confira a nossa matéria, pois fizemos um jogo de perguntas e respostas, para sanar todas as suas dúvidas sobre o dente retido.
Quais problemas o siso incluso pode ocasionar?
Infelizmente, o siso incluso pode ocasionar diversos problemas na saúde bucal do indivíduo. Isso porque o siso retido fica na parte interna do maxilar e da mandíbula e dificulta a limpeza da boca. As principais consequências da inclusão dentária são:
- Infecção no dente;
- Inflamação na boca;
- Rompimento do tecido da gengiva;
- Sensação de dor extrema;
- Dificuldade em movimentar a boca, no momento de fala e na hora da mastigação dos alimentos;
- Pericoronarite;
- Desenvolvimentos de cisto e tumores;
- Problemas na raiz do dente;
- Desalinhamento dos dentes;
- Alteração na estética da arcada dentária.
É preciso extrair o siso incluso?
Normalmente, é necessário fazer a extração do dente incluso. O melhor período para retirar o dente é na adolescência, quando é mais fácil fazer a remoção e a recuperação é mais rápida. A intervenção cirúrgica para a extração dentária é simples, e não tem perigo de complicação. Durante o procedimento é necessário fazer o desgaste do osso, para que o siso incluso fique visível, e depois possa ser retirado pelo dentista. A extração é feito no consultório odontológico, e necessita de anestesia local, para que o paciente não sinta nenhuma dor.
Quais os cuidados pós-cirúrgicos necessários?
Após a extração do dente, é necessário ter alguns cuidados com a boca, afinal a retirada dentária nada mais é do que uma intervenção cirúrgica. Além de manter a higiene da boca, ter cuidados para não ter nenhum trauma no local onde foi feito a cirurgia, comer apenas alimentos pastosos e líquidos, não fazer esforço e ter momentos de repouso, é necessário também fazer uso de medicamentos específicos, como o corticoide.
O que causa a inclusão dentária?
São diversas as causas que podem levar a ocorrência da inclusão dentária. Os principais motivos que provocam o aparecimento do dente incluso são:
- Predisposição genética;
- Mal posicionamento dos dentes na boca;
- Pequeno tamanho da arcada dentária;
- Alterações do osso da boca;
- Problemas na formação dos dentes;
- Problemas no tecido da gengiva.
Qual a principal diferença entre siso e siso incluso?
Os dentes sisos são os últimos dentes a nascerem, ficam na região posterior, e costumam provocar sérias consequências para a boca do indivíduo, já o siso incluso são os terceiros molares que se encontram na parte interna, ou melhor, abaixo da mandíbula ou o maxilar. Portanto, a única diferença entre os mesmos, é que o siso incluso além de ter todas as características do siso comum, fica localizado em uma região específica da boca.