Quais os tipos de implantes dentários?
Você sabia que existem diversos tipos de implantes dentários? Essa estrutura, que possui vários modelos, é usada para preparar a boca do paciente que irá receber um novo dente. Isso porque cada situação necessita de um implante diferente. Portanto, primeiro o dentista faz uma avaliação da boca do paciente, para só depois determinar o melhor tipo de estrutura.
O seu dentista te recomendou a colocar um implante, mas você ainda não sabe qual modelo usar? Confira a nossa matéria, pois listamos os principais tipos de implantes dentários!
O que é implante dentário?
O implante dentário é um pino que é colocado na parte interna do osso, ou melhor, abaixo da gengiva, para que a boca do paciente possa ficar apta a receber um novo dente. Portanto, essa estrutura nada mais é do que uma raiz que possui a tarefa de sustentar a reposição dentária realizada através de uma cirurgia. Normalmente, esse procedimento é indicado para pessoas que perdem uma parte do dente, ou ele por inteiro, por meio de uma extração.
Se você deseja fazer a implantação de um novo dente, recomendamos que converse com o seu dentista, pois ele vai indicar o melhor tipo de estrutura para a sua arcada dentária, e também o material mais adequado para ser utilizado. Assim, é possível que a sua cirurgia seja um sucesso, e você tenha o seu sorriso perfeito de volta, com os dentes branquinhos e lisinhos.
Afinal, quais os tipos de implantes dentários?
Existem diversos tipos de implantes dentários, e por isso cabe a você e ao seu dentista decidir o modelo que mais se adequa à situação da saúde da sua boca. Para te ajudar a saber mais algumas informações sobre o assunto, separamos os principais tipos de implantações:
- Implante único: esse é um dos tipos de implantes dentários mais comuns. Durante o procedimento de implantação, é colocado apenas um pino de titânio no local onde foi perdido o dente. Nesse caso, depois de cerca de 3 meses é instalada a prótese;
- Implante duplo: esse tipo de implante é recomendado apenas quando existe a ausência de três dentes, que estejam um do lado do outro. Na implantação são colocados dois pinos que funcionarão como base para a colocação de um novo dente;
- Implante duplo para próteses totais: esse modelo de implantação é feito somente quando o paciente perde todos os dentes. No procedimento são colocados dois pinos que sustentarão a prótese dentária;
- Implante quádruplos para próteses totais: esse procedimento também é recomendado para pessoas que perderam todos os dentes da boca. Na implantação são colocados 4 pinos que servirão de base para receber 12 próteses compostas de cerâmica e metal;
- Implantes sêxtuplos para próteses totais: assim como no exemplo anterior, os implantes sêxtuplos servem para pessoas que não possuem mais nenhum dente. Nesse caso, são colocados 6 pinos feitos de titânio para suportar a nova prótese dentária.
É simples escolher o tipo de implante que você precisa, afinal basta avaliar a situação da saúde da sua boca, para opinar pelo modelo que mais se adequa à sua arcada dentária. Depois de fazer a implantação, é só se maravilhar com o seu novo sorriso perfeito!