Tire as suas principais dúvidas sobre tratamento canal dente
Você precisa fazer tratamento canal dente, mas não sabe como é realizado esse procedimento? Calma! Não é preciso ter medo, pois essa intervenção cirúrgica proporciona apenas benefícios para a saúde da sua boca, e te livra de qualquer sensação de desconforto e incômodo que possa ser causada pela lesão na polpa do dente.
Para sanar todas as suas dúvidas acerca do tratamento de canal dente, separamos as principais informações sobre esse procedimento, através de um jogo de perguntas e respostas. Então, confira a matéria, e saiba mais!
O procedimento de tratamento de canal é dolorido?
O procedimento em si não é dolorido por conta da simplicidade da cirurgia, mas durante o período pós-operatório é possível que o indivíduo sinta fortes sensações de incômodo. O grau de desconforto sentido pelo paciente varia de acordo com a gravidade da inflamação do seu dente. Portanto, as pessoas que estiverem com problemas bucais em estágio avançado sentirão mais dor após a cirurgia, e vice-versa. É válido salientar que, a sensação de dor pode ser ainda pior caso o paciente não faça o tratamento de canal, pois os problemas na polpa dentária podem se desenvolver, e acarretar em doenças mais sérias.
O tratamento de canal pode ter complicações?
Assim como em qualquer outra intervenção cirúrgica, é possível que ocorra alguma complicação durante o procedimento do tratamento de canal dente. Em alguns casos específicos pode acontecer problemas relacionados à perfuração da raiz do dente, que ocorre devido a um desvio no instrumento odontológico. A boa notícia é que existe tratamento para essa complicação, de forma a não provocar nenhum problema na saúde bucal do indivíduo.
Quais os cuidados pós-cirúrgicos necessários?
Após a realização do tratamento canal dente, o paciente precisa ter alguns cuidados principalmente com a região da sua boca, afinal o procedimento é feito a partir de uma intervenção cirúrgica que exige bastante cautela. Os principais cuidados pós-cirúrgicos que se deve ter são:
- Momentos de repouso: quem faz o tratamento canal dente precisa passar um tempo do dia deitado, de forma a não pegar peso, não fazer grandes esforços físicos, e também não olhar para baixo;
- Manter a higiene da boca: é importante que o paciente mantenha a sua rotina de limpeza bucal diariamente, fazendo uso de fio dental e enxaguante bucal após as refeições, sempre tendo muito cuidado para não machucar a região na qual foi feita o tratamento de canal dente;
- Tomar os remédios recomendados pelo dentista: todos os medicamentos indicados pelo profissional devem ser consumidos nos dias e horários corretos. Afinal esses remédios servem para evitar inflamações e infecções na região da boca;
- Ter cuidado para não lesionar a boca: no período pós-operatório, a boca fica mais sensível, e isso facilita o aparecimento de lesões.
O que pode acontecer se o tratamento canal dente não for feito?
Pode ocorrer uma piora da infecção no organismo, de forma a levar à formação de um abscesso agudo, que pode evoluir e causar uma angina. Esses problemas geraram disfunções na respiração do indivíduo, e outras complicações mais sérias. Tudo isso porque o foco da infecção pode ser transmitido para todo o corpo por meio da corrente sanguínea. Então, se você precisa fazer o tratamento canal dente, faça esse procedimento o mais rápido possível!