O que é tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento bastante comum, e deve ser feito em pessoas que possuem algum problema de saúde bucal relacionado à polpa dentária. Se você precisa fazer essa intervenção, não tenha medo, pois nos dias atuais, com a inovação na odontologia, esse tratamento ficou ainda mais simples, de forma a proporcionar melhores resultados para o paciente. Caso você precise fazer tratamento de canal, e está em busca de obter mais informações sobre o assunto, confira a nossa matéria de hoje, pois daremos uma aula acerca desse procedimento!
Afinal, o que é tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento que é realizado na parte interna no dente do paciente, de forma a retirar a polpa dentária e depois “fechar o dente”. Normalmente o tratamento é feito quando ocorre algum problema no nervo ou na polpa do dente do indivíduo, seja devido à alguma doença bucal, como uma infecção, ou por conta de um acidente que tenha afetado a estrutura do dente. Normalmente, o procedimento é feito quando o paciente sente bastante dor no dente, por conta da inflamação dentária.
O tratamento de canal dói?
Por conta da evolução da tecnologia odontológica, temos uma boa notícia: o tratamento de canal não é dolorido. Mas, o período pós-cirúrgico pode provocar um pouco de dor, e essa sensação depende do tamanho da inflamação do dente do paciente. Esse incômodo é aliviado com medicamentos que são prescritos pelo dentista responsável pela operação odontológica. É válido salientar que, é normal sentir dor após a cirurgia, mas durante no máximo 2 dias. Portanto, se você sentir esse desconforto por um maior período de tempo, recomendamos que se comunique com o seu dentista, para que ele possa fazer uma avaliação mais profunda.
O tratamento de canal pode causar alguma complicação?
Sim, assim como em qualquer procedimento operatório é possível que o tratamento cause alguma complicação na boca do paciente. Em operações como essas, pode ocorrer a perfuração da raiz do dente, caso o dentista faça um pequeno desvio durante a realização da cirurgia. Além disso, podem acontecer problemas que dificultam a realização da intervenção cirúrgica, como a calcificação do dente. Por isso, é importante que o profissional avalie todos os exames clínicos do indivíduo, para que ele já conheça a estrutura dentária do mesmo, antes de fazer o tratamento de canal.
Quais cuidados devo tomar depois do tratamento de canal?
É necessário tomar alguns cuidados após a intervenção cirúrgica, para que o resultado do tratamento de canal seja positivo, e não ocorra maiores problemas no seu dente. As principais precauções que o paciente deve ter são:
- Não mastigar os alimentos em cima do local onde foi feito o tratamento de canal;
- Optar por consumir alimentos pastosos ou líquidos;
- Manter a higiene da boca, de forma regular;
- Tomar os remédios nos horários prescritos pelo dentista.
Tomando todos esses cuidados é possível ter uma bom período pós-cirúrgico, e também que a sua intervenção cirúrgica seja um sucesso. Portanto, siga todas as nossas dicas.