Como tratar mau hálito?
Tratar mau hálito não é uma tarefa fácil, mas existem diversos procedimentos que podem aliviar a halitose. Esse problema acomete muitas pessoas, e provoca sensações de desconforto para o indivíduo que tem bafo. Por isso, o ideal é que todos que sofrem com esse problema, busque um profissional especializado. Portanto, não tenha vergonha de marcar uma consulta com um especialista em halitose, pois apenas dessa forma é possível se livrar desse problema.
Mas, você já marcou a consulta e ainda não sabe o que fazer para diminuir a halitose enquanto chega o dia da avaliação? Confira a nossa matéria, pois separamos diversas dicas para tratar mau hálito, pelo menos temporariamente.
Faça a higienização da boca regularmente
Escove os dentes depois das refeições e antes de dormir, pois é no período da noite que as bactérias tendem a se proliferar. Além de fazer a escovação dentária, recomendamos que passe o fio dental e o enxaguante bucal diariamente, para que a limpeza seja completa. E, também, escove a região da sua língua, pois nessa parte da boca há grandes chances de se desenvolver a placa bacteriana. Assim, é possível evitar o aparecimento da halitose, ou até mesmo tratar mau hálito.
Beba 2 litros de água por dia
A água ajuda a limpar os dentes, retirando os restos de alimentos que possam ter ficado na boca do indivíduo. Por isso, beber água regularmente é uma forma de evitar que detritos fiquem acumulados ao redor dos dentes, e na gengiva. Além disso, esse líquido é responsável pela produção da saliva, que é o composto responsável por manter a saúde da boca. Portanto, procure beber pelo menos 2 litros de água por dia, assim é possível que o seu corpo fique hidratado, não gerando mau hálito. Se você tem dificuldade em manter esse hábito, coloque uma garrafinha de água sempre perto de você!
Tenha uma alimentação equilibrada
Sabia que alguns alimentos provocam halitose? Isso porque o seu cheiro é extremamente forte, e ainda facilita a proliferação de bactérias. Então, se você deseja tratar mau hálito, recomendamos que faça alguns procedimentos, como evitar o consumo de cebola e de alimentos que provoquem odor na boca. Além de se alimentar de comidas que fazem bem à saúde da boca, recomendamos que você coma de 3 em 3 horas, pois a falta de alimentação também pode levar ao aparecimento de halitose.
Importância de tratar mau hálito
É extremamente importante tratar mau hálito, pois esse problema pode ser decorrente de doenças mais sérias, como:
- Gengivite;
- Periodontite;
- Abcesso dentário;
- Formação de placa bacteriana.
Essa disfunção afeta a vida pessoal e profissional do indivíduo, pois a autoestima do mesmo diminui, e ele acaba desenvolvendo o medo de se comunicar com as pessoas à sua volta, de forma a provocar diversos aspectos negativos. Então, se você está com halitose, não perca tempo, e vá em busca de um profissional que possa tratar esse problema, que acomete tantas pessoa no mundo inteiro, ou melhor cerca de 40% da população mundial.